Máquina do Tempo: Bessie Smith

5

Há muito tempo nossa Máquina do Tempo estava parada, em suas atualizações. Neste final de semana andei escutando um pouco das gravações de Bessie, e senti que era hora de incluí-la em nossa galeria.

Bessie Smith nasceu noTennessee , em Chattanooga, no dia 15 de Abril de 1894, portanto uma ariana. Começou a cantar muito jovem e em 1923 assinou um contrato com a Columbia Records. Cabe lembrar que o extremo racismo da época,  fazia com que os artistas negros fossem praticamente desconhecidos da população branca. Ainda assim, ela logo figurava entre as artistas negras mais bem pagas de seu tempo.Bessie emplacou dezenas de hits, entre eles  e durante sua carreira trabalhou com grandes astros do jazz, como o saxophonista Sidney Bechet e o pianista Fletcher Henderson, além de James P. Johnson. Com Johnson, ela gravou uma de suas mais famosas canções, “Backwater Blues.” Também Louis Armstrong gravou com Bessie, em faixas como “Cold in Hand Blues” e “I Ain’t Gonna Play No Second Fiddle.” Por tudo isto ela recebeu no fianl dos anos 1920 o título de “Empress of the Blues.” No final dos anos 1920s, sua carreira entrou em declínio, tanto pela Grande Depressão econômica , como pela sua batalha contra o alcoolismo. Na segunda metade da década de 1930, época do swing, ela continuou a fazer apresentações e a gravar discos. Houve um renascimento do interesse por sua carreira. Infelizmente, Bessie faleceu em um acidente automobilístico em Clarksdale, Mississippi no dia 6 de setembro de 1937, aos 43 anos.

O trágico, além da morte de Bessie, é que mesmo sendo uma artista nacionalmente reconhecida, ela não foi atendida em um hospital, no dia do seu acidente, porque tratava-se de um hospital apenas de brancos. Bessie influenciou diversos artistas que admiramos hoje como Billie Holliday, Aretha Franklin e Janis Joplin e assim retomou seu eterno título de a Imperatriz do Blues.

 

 

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑