Depois do comentário do nosso amigo André Winter, resolvi escrever de novo sobre música e biologia para falar um pouco do nosso bichinho bonito e verdinho chamado Espirogiro ou Spyrogyra!
Na verdade, Spyrogyra não é um bichinho (apesar de ser bonito e verdinho)! Assim como o próprio Jorge Ben explica na música, Spirogyra (pronuncia-se espirógira) é um gênero de algas verdes planctônicas da ordem Zygnematales, que possuem como principal característica os seus cloroplastos em forma de espiral ao longo de suas células, por isso é chamada de Spirogyra!
As spirogyras são normalmente vistas como grandes massas brilhosas e esverdeadas (como a cor da esperança) na superfície de lagos principalmente, afinal o espirogiro é doce doce doce, de água doce!
Bom, partindo para as críticas biológicas da música (claro, não podia faltar!): 1º- Como eu já disse, spirogyra não é um bichinho; 2º- um plâncton não é necessariamente uma alga, existem zooplânctons!!!; 3º- não existe um zigoto masculino, o zigoto é formado depois da união de um gameta masculino com um feminino!
Apesar desses erros graves, essa é um música que eu particularmente ADORO e é a música tema da minha sala, que inclusive deu nome ao time de futsal da sala, os Spyrocudos!
Vale a pena escutar, se divertir e rir das maluquices que ele fala:
Ótimos artigos! Mas tem um probleminha! Por que toda frase tem de terminar nm ponto de exclamação?! Entendo o entusiasmo, mas é irritante!!!!!
(como disse Terry Pratchett pela boca de seus personagens, cinco pontos de exclamação é o sinal definitivo da loucura sem volta)
De qualquer maneira, como biólogo que toca vários instrumentos, me diverti com os dois artigos “Música e Biologia” que li.
Feliz 2011
Inté
J
CurtirCurtir
Essa música é daquelas tipo chicletinho que a gente ouve uma vez e não esquece mais, ótimo pros alunos fixarem o conteúdo. Adorei 😀
CurtirCurtir