Dicas: Músicas do Espinhaço

Músicos:

Bernardo Puhler: Bernardo Puhler é a pedra fundamental do projeto Músicas do Espinhaço. Este cantor, multinstrumentista e fotógrafo mineiro assina a maioria das canções do grupo e tem relação tão profunda com a Serra do Espinhaço que alguns lhe apelidaram do próprio nome da serra. Antes de formar o projeto em questão Bernardo estudou brevemente piano no conservatório da UFMG, harmonia com Clóvis Aguiar e tocou repertório de música popular brasileira em diversas casas da noite belo horizontina. Bernardo canta, toca violão, piano e flauta transversal nas gravações.

Eloy D´Paula: Formado em baixo acústico pela Universidade Federal de Minas Gerais Eloy D´Paula é um músico de sofisticação apurada. Em seu currículo constam apresentações em festivais de jazz na França, Itália e América do Sul. No Músicas do Espinhaço ele responde pela integração entre o corpo percussivo e a harmonia. Acompanha também o músico Jorge Bonfá, vencedor do prêmio BDMG instrumental em 2008.

Gustavo Campos : Bernardo convidou Gustavo Campos para uma travessia de 4 dias pelas montanhas do alto Jequitinhonha. Entre Felício dos Santos e o Parque Estadual do Rio Preto se deu a iniciação deste antropólogo no Músicas do Espinhaço. Gustavo é percussionista com experiências valiosas adquiridas em oficinas e workshops com alguns dos mais importantes músicos do Brasil como Marcos Suzano e Djalma Corrêa. Também deve seu aprendizado aos percussionistas mineiros Bruno Santos e Mateus Bahiense, às manifestações da cultura popular e aos grupos dos quais fez e faz parte. Dentre eles estão as bandas Veredas e Preto Serenata além da Roda de Djembes, grupo de estudos dedicado à musicalidade africana.

Matheus Félix: Violinista e bandolinista Matheus Félix é conhecido pelo diversificado universo musical que transita em Minas. Formado pela UEMG no curso de Bacharelado em violino, Félix acompanha o Músicas do Espinhaço desde o início de 2010 tendo participado das gravações de “Espinhaço III” e “Pedra do Elefante” no livroCD “O Encontro das Cordilheiras”. Além do trabalho com o grupo possui o duo com Rodrigo Lana (Banda Diapasão) e o Quarteto 16 Cordas. Também é regente, professor de violino e bandolim em projetos, escolas de música e particular.

Rafael Furst: Bateria, percussões, violoncello, violão, baixo e canto são alguns dos instrumentos que esse músico se habilita durante as apresentações do Músicas do Espinhaço. Rafa é um pulso de intensidade rítmica e esta força está também presente em seu trabalho como fotógrafo profissional. Passou muitos anos se apresentando em bares de belo horizonte onde no início de 2001 conheceu Bernardo Puhler. De lá pra cá é o parceiro mais freqüente deste, tendo assinado com ele diversas canções.

Conheça outros músicos ligados ao projeto:

Uma amostrinha da boa música destes artistas:

Mais dos Músicos do Espinhaço : No BlogRaras Músicas ou no site dos artistas: Músicos do Espinhaço que estão agora lançando seu terceiro CD Jardim do Mundo

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑