Homenagem: Moraes Moreira

Moraes Moreira - Cifras, Letras e Músicas - MPB PUBLICAÇÕES

Antônio Carlos Moreira Pires
 8/7/1947 Ituaçu, BA
 13/4/2020 Rio de Janeiro, RJ

 

O meu primeiro contato com a música de Moraes Moreira foi, como o de quase todo mundo, através dos Novos Baianos.

Em 1968, juntamente com Paulinho Boca de Cantor, Luis Galvão, Pepeu Gomes e Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), formou o grupo Os Novos Baianos, que fez sua estréia com o show “Desembarque dos bichos depois do dilúvio“, em Salvador.

Pelo menos dois discos dos baianos marcaram a minha geração. Em 1972, após incorporar o baixista carioca Dadi e os percussionistas Jorginho Gomes, Baixinho e Luis Bolacha, o conjunto gravou, pela Som Livre, o LP “Acabou Chorare“. “Mistério do planeta”, “A menina dança”, “Um bilhete pra Didi”, “Tinindo trincando” e “Preta, Pretinha” e  “Brasil pandeiro” (Assis Valente), nos impressionaram profundamente.

Em 1973, ainda com o grupo, lançou o LP “Novos Baianos Futebol Clube“. Neste disco, “Besta é tu” (c/ Pepeu e Galvão), “Sorrir e cantar como Bahia” e “Só se não for brasileiro e uma releitura de “Samba da minha terra” (Dorival Caymmi), mantiveram o encanto.

Saiu em carreira solo no ano de 1975, e desde então lançou mais de 20 discos. Desde então Moraes sempre apresentou uma grande técnica e muita alegria em suas músicas e gravações. Ele faleceu hoje, provavelmente vitimado por um infarto do miocárdio aos 72 anos de idade.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: