Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry (Saint Louis, 18 de outubro de 1926 – St. Charles, 18 de março de 2017)
A homenagem hoje é dupla, tanto o Vitrola quanto o Sousa’s Blues Blog’n’Roll estarão publicando o mesmo post. A única diferença será a seleção de vídeos. No Vitrola alguns vídeos de sucessos de Chuck, no Sousa’s encontros dele com alguns dos notáveis roqueiros que ele influenciou.
Sobre Chuck Berry só há uma coisa a dizer: existe o rock antes e depois dele. Até meados de 1956, não por acaso o ano em que nasci, o rock se limitava a trejeitos de alguns branquelos – Bill Halley,Elvis Presley, Jerry Lee Lewis – que se apropriavam de elementos do rock e o devolviam “pasteurizado” para as plateias brancas. Então surge no cenário Chuck Berry – o rock em pessoa – barulhento, contraventor, sexualizado e negro. O resultado foi o melhor possível e a reação da sociedade branca também. Chuck Berry foi preso, processado, mas venceu. Ele e sua guitarra marcante influenciaram todo o rock daí pra frente. Confessadamente influenciados por ele, entre outros: Keith Richards, John Lennon e toda a geração de guitarristas dos anos 1970.É certo que o Chuck Berry de 1980 para frente só curtiu o seu sucesso, não tendo lançado nenhum disco importante, mas precisava?
Nossa homenagem a mais um gigante que se vai:
CINCO VÍDEOS CLÁSSICOS:
Deixe um comentário