Homenagem: John Wetton (1949-2017)

Resultado de imagem para John Wetton

John Wetton (Willington, Derby, 12 de junho de 1949 – 31 de janeiro de 2017)

Mal começamos o ano e o rock já tem uma perda a lamentar: morreu o baixista John Wetton,  ex-King Crimson e co-fundador da mega banda Asia, nos anos 1980. Ele faleceu na última quinta-feira aos 67 anos, de câncer de intestino.

Wetton era inglês, de  Bournemouth, onde começou a tocar música religiosa, junto com a família, em uma igreja local. Quando jovem ele tocou em várias bandas, sempre com o amigo  Richard Palmer-James, que o acompanharia pela próximas cinco décadas.

No início dos anos 1970 ele tocou com diversas bandas de rock-progressivo, como Mogul Thrash, Family e Renaissance. Foi então recrutado por outro velho amigo,  Robert Fripp, para fazer parte da última formação do King Crimson, atuando como cantor, baixista,  e compositor, fazendo parte dos álbuns  Larks’ Tongues in Aspic, Starless e Bible Black and Red.

Após a dissolução do King Crimson em 1974, Wetton trabalhou em discos de várias bandas britânicas, incluindo discos do  Uriah Heep ,Bryan Ferry , além de tocar no álbum marcante de Brian Eno Here Come the Warm Jets. Ele também fez uma turnê com a Roxy Music, e tocou várias faixas do seu álbum ao vivo de 1976 , Viva!.

Wetton junto com o baterista do King Crimson Bill Bruford e  Eddie Jobson (Frank Zappa, Roxy Music, Jethro Tull) e Allan Holdsworth, formou o U.K. Após dois álbuns o grupo se separou em 1980. Finalmente, Wetton lançou seu primeiro álbum solo solo , Caught in the Crossfire. Logo depois, Wetton se reuniu a  Carl Palmer, Geoff Downes , além de Steve Howe, do Yes para formar o supergrupo Asia.

Seu primeiro single, “Heat of the Moment,” foi um grande sucesso, mas Wetton, deixou o grupo antes  do lançamento do álbum Aqua, em 1992, retomando sua carreira solo com  o álbum Voice Mail/Battle Lines, de 1994.

Wetton eventualmente se reunia a  Downes, formando o duo, iCon,que lançou vários EPs e CDs durante os anos 2000s. Embora estivesse em luta contra o alcoolismo ele conseguiu realizar a turnê de reunião do  Asia  em 2006 e em 2007 Wetton foi submetido a uma cirurgia cardíaca, mas ainda lançou com o Asia, Phoenix, em 2008 e Gravitas, em 2014 (sem Howe, que saiu em 2013). (Fonte: RollingStone)

 

Deixe um comentário

Arquivado em Diversas, Homenagem, John Weton, Rock, Rock Progressivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s