A Discoteca dos Sousa:Roberto Carlos (álbum de 1972)

O ano era 1972, auge da ditadura militar no Brasil, Roberto Carlos, ídolo incontestável, oficialmente não se pronunciava sobre o assunto. Assim  enveredou por um caminho ultra romântico. Seu habitual lançamento de final de ano foi um LP em que a maioria das canções são  tristes.  O próprio semblante de cantor na capa tinha um ar um pouco sofrido.

Escutei este álbum inteiro hoje, mais uma vez, e fica claro que é  um disco autobiográfico, lançado num momento em que o cantor se encontrava profundamente melancólico. O disco é recheado de pérolas e começa com a música “A Janela”  que fala da vontade de sair de casa e enfrentar os problemas sozinho. Ela é seguida da romântica “Como Vai Você” composição de Antonio Marcos e Mário Marcos, talvez o maior sucesso deste disco, primeiro na  voz de Roberto Carlos e no ano seguinte na de Antonio Marcos .

A terceira faixa,  “Você é Linda”  toca no tema da gravidez e da maternidade, e é seguida pela belíssima  “Acalanto” de Dorival Caymmi. Depois  duas canções  que falam de um amores malsucedidos:  “Por Amor” e “A Distância“,  esta última mais um  grande sucesso.

O lado religioso de Roberto está presente em “A Montanha” praticamente uma continuação de “Jesus Cristo“, mega sucesso em 1970. Segue-se outro lamento amoroso em “Você Já Me Esqueceu” de Fred Jorge e na faixa seguinte: “Quando as Crianças Saírem de Férias“, ainda na linha auto biográfica, Roberto queixa-se da dificuldade do dia a dia, que não deixa tempo para curtir seu amor a sós e deseja que as crianças saiam de férias.

A próxima faixa já diz tudo no nome : “O Divã“;  uma das canções mais confessionais, que Roberto Carlos compôs e gravou, que fala da dificuldade da família em sobreviver e do possível acidente que  sofreu quando criança em sua cidade natal Cachoeiro do Itapemirim-ES.Encerrando o LP a bela, mas também triste “Agora Eu Sei” de Helena dos santos e Edson Ribeiro. Um clássico digno dos anos 1970. e que tem um lugar especial na minha discoteca.

Deixe um comentário

Arquivado em Discoteca, Diversas, mpb, Robert Carlos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s