Aziza Brahim nasceu em 1976 nos campos de refugiados sarauís, na região de Tindouf na Argélia, onde sua mãe se tinha estabelecido no final de 1975, fugindo da ocupação marroquina do Sahara Ocidental. Seu pai permaneceu em El Aaiun onde morreu mais tarde. Devido à ocidental Guerra Sahara, Aziza nunca o conheceu.
Crescendo nas condições severas dstes campos do deserto, Aziza descobriu que a música era ao mesmo tempo uma fonte de entretenimento e uma maneira natural de expressar e comunicar suas emoções e pensamentos pessoais de resistência.
Na idade de 11 anos, ela recebeu bolsas para estudar em Cuba, como muitos estudantes sarauís naquela época. Ela queria estudar música, mas foi rejeitada. Ela saiu da escola e voltou para os campos de refugiados em 1995, prosseguindo a sua carreira musical. Desde 2000 ela viveu na Espanha, primeiro em León e mais tarde em Barcelona. Ela é casada e tem uma filha.
Dai para frente sua carreira decolou e ele é conhecida em toda a Europa e África. Seu disco de mais sucesso foi Soutak, que liderou as paradas dw world music na Europa em 2014.
Álbuns de estúdio:
- 2008 Mi Canto EP
- 2011 OST Wilaya
- 2012 Mabruk
- 2014 Soutak
- 2016 Abbar el Hamada
Deixe um comentário