Melhores de 2015: Saracotia – A Vista do Ponto

livrinho_encarte

O nosso segundo revelado para a lista de melhores do ano é o grupo Saracotia , formado em setembro de 2008 pelos músicos Rafael Marques (bandolim de 10 cordas), Rodrigo Samico (violão de 7 cordas), e Marcio Silva (bateria). O disco lançado em 2015: A Vista do Ponto foi um dos pontos altos da MPB em 2015 e certamente estará em nossa lista de melhores do ano.

“O trio instrumental toca uma música livre de formas e com sotaque genuinamente brasileiro. A diversidade e o improviso são marcas registradas do Saracotia. O repertório do grupo é pautado pela apresentação de diversos gêneros musicais, em composições próprias e releituras, amalgamados pela improvisação jazzística.

Irreverentes, inventivos e inquietos, os três jovens músicos (todos nascidos em 1983) passeiam pelo universo do choro e do jazz, transitam pelos caminhos do samba e do frevo, dão nova roupagem ao baião e à valsa. As influências artísticas abrangem Jacob do Bandolim, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Maestro Duda, Charlie Parker, dentre outros.

Nessa mistura de perspectivas, o Grupo Saracotia vai se consolidando como um sopro de inventividade na tradição musical nordestina. Com os pés fincados na cultura popular pernambucana e com os olhos voltados para o mundo, o trio moderniza a tradição sem torná-la estereotipada. Usando a técnica como fio condutor de emoções compartilhadas, o grupo alça vôo livremente pelas formas que experimentam. E justamente pela liberdade que fomentam que sua música atinge dimensões tão fascinantes”. Texto de Toque no Brasil

Quer baixar o disco deles? É de graça no Raras Músicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: