Noite Instrumental Brsileira: Déo Rian e Raphael Rabello — Evocação a Jacob (1993)

Déo Rian foi o responsável pela minha paixão pelo chorinho. Na década de 1970, um jovem bandolinista carioca encantava o Brasil e arrebanhava npvos fãs, jovens como ele, para o revival do choro. Esta gravação, que é de 1993 é simplesmente uma das mais belas gravações de choro em todos os tempos:

“Em 17/08/1969, 4 dias após a morte de Jacob do Bandolim, o compositor e citarista Heitor Avena de Castro compôs o belíssimo choro “Evocação de Jacob”, que viria a se tornar um clássico do gênero, merecendo importantes gravações de músicos como Toquinho, Joel Nascimento, Altamiro Carrilho, Waldir Silva e do Conjunto Época de Ouro. Cerca de 35 anos depois, “Evocação de Jacob” receberia uma letra de Cristino Ricardo e seria gravada pela cantora e instrumentista Nilze Carvalho.

Em 1993, o violonista Raphael Rabello e o bandolinista Déo Rian entrariam nos estúdios da BMG (antiga RCA Victor) para gravar o LP “Delicatesse”, com repertório de música clássica. A única música fora do universo erudito a ser escolhida seria justamente “Evocação de Jacob”, aqui num emocionante registro.”

PUBLICADO POR MOREIRANOCHORO

Deixe um comentário

Arquivado em Chorinho, Choro, Déo Rian, Noite Instrumental Brasileira, Raphael Rabello

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s