A dica de hoje veio de minha amiga Acely. A linda canção é de Lokua Kanza ( Bukavu, 21 de abril de 1958) é um cantautor e arranjador congolês.
Nascido na província de Kivu, na parte oriental da atual República Democrática do Congo (à época, Congo belga), Pascal Lokua Kanza é filho de pai mongo (congolês) e mãe tutsi (ruandesa), sendo o primogênito dos oito filhos do casal. Em 1964, a família se transfere para Kinshasa, instalando-se em uma área de classe média, onde permanece até que o pai until the day when Pascal, um comandante de navio, morre. Sua mãe é então obrigada a se mudar para uma área bem mais pobre da cidade, e Pascal tem que trabalhar para sustentar a família. Ele aprende a cantar nos coros de igreja e experimenta a guitarra em conjuntos de rumba. Apesar das dificuldades, consegue completar seus estudos no Conservatório de Kinshasa, que incluem teoria musical, harmonia e composição, enquanto aperfeiçoava suas habilidades práticas como instrumentista.
Em 1984, Lokua Kanza deixa seu país para se instalar na França, onde se inscreve em uma das maiores escolas europeias de jazz e colabora com artistas de renome, como os congoleses Ray Lema, Papa Wemba e o camaronês Manu Dibango.
Deixe um comentário