Máquina do Tempo: Memphis Minnie

Memphis Minnie Portrait Walls MS.jpg

Memphis Minnie (3 de junho de 1897– 6 de Agosto de 1973) foi uma cantora e compositora americana de blues.Violonista, fez sua carreira entre os anos 1920s e 1950s. Ela gravou cerca de 200 canções, entre elas “Bumble Bee”, “Nothing in Rambling”, e “Me and My Chauffeur Blues”. Ela foi notável, por fazer sucesso, naquela época,  em um gênero dominado por homens.

Ela começou tocando na rua durante sua adolescência, depois se juntou ao  Ringling Brothers Circus, onde permaneceu de  1916 a 1920. Naquela época, a combinação mulheres, whiskey, e cocaína tinha alta procura e ela ganhou dinheiro tocando, cantando e se prostituindo, o que não era incomum para as cantoras da época, porque apenas as performances artísticas não eram suficientes para seu sustento.

Em 1929, ela e se segundo marido Kansas Joe McCoy estavam tocando na rua, quando foram descobertos por um caça talentos da Columbia Records.Foram então gravar em Nova Iorqu, com o nome de ” Kansas Joe and Memphis Minnie”.  Em fevereiro de 1930 eles gravaram a cançaõ  “Bumble Bee”, que se tornou um sucesso (a própria Minnie, gravou cinco versões desta música) a dupla continuou gravando para o selo  Vocalion até agosto de 1934, quando passaram para a Decca.Eles se divorciaram em 1935. Em 1935 ela foi para Chicago e gravou para a Decca e Vocalion e excursionou diversas vezes pelo Sul dos EUA. Minnie continuou ativa até os anos 1950, quando sua saúde se deteriorou, tendo sofrido acidentes vascuares cerebrais que a incapacitaram em 1960, e finalmente em 1973, quando veio a falecer.

LEGADO:

Memphis Minnie é descrita como “a mais famosa e popular cantora de country blues de todos os tempos “. Big Bill Broonzy dizia que ela “segurava uma guitarra e cantava tão bem com qualquer homem que ele já houvesse escutador .MMinnie foi uma influência para cantoras como  Big Mama Thornton, Jo Ann Kelly e Erin Harpe. Ela foi indicada ao Blues Foundation’s Hall of Fame em 1980.

“Me and My Chauffeur Blues” foi regravado pelo Jefferson Airplane no seu álbum de estreia Jefferson Airplane Takes Off, e  “When the Levee Breaks”, uma canção de 1929, de Memphis Minnie and Kansas Joe McCoy foi gravada com versos e melodia ligeiramente modificados pelo Led Zeppelin em 1971 seu álbum IV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: