Melhores de 2013: # 97. Coutto Orchestra de Cabeça: Eletrofanfarra

De Aracaju, Sergipe, a Coutto Orchestra de Cabeça faz parte da nova safra da música instrumental do nordeste brasileiro juntamente com artistas como Anjo Gabriel, Burro Morto, Camarones dentre outros.
Formada em 2010, a micro-big-band faz a fusão da cultura dj com as diversas melodias e fanfarras mundo afora, absorve e traz para casa os cantos e ritmos tradicionais e pops como o tango, a cumbia, o balkan, as valsas, as marchas, o house e o jazz manouche e leva para o mundo o maracatu de brejão, a taieira, a marujada e o forró, para executar um caldeirão sonoro o qual entitula Eletrofanfarra.
No palco, seis instrumentistas linkam aparatos tecnológicos a sanfona, percussões, sopros, vozes e cordas para reproduzir melodias cativantes e batidas fortes. Canções sem palavras associadas a projeções e luzes, provocam uma sensação festiva e imagética em uma atmosfera urbana e enraizada na cultura das ruas. Com 02 Ep`s lançados (Micromúsica (2010)/ Aratu Milonga (2012)) a banda parte para lançar no início de 2013 o seu primeiro disco oficial, intitulado Eletrofanfarra. Atualmente a Coutto Orchestra vem ganhando destaque em importantes espaços do cenário da música brasileira como shows na Feira da Música (CE), BNB Instrumental (PB e PE), LAB Festival(AL), Palco Giratório (SE), Festival Sertão Mundo (PE) e participação em diversas coletâneas fisicas e virtuais como Bass Culture e Beyound (BM&A), Serigy All Stars (Disco de Barro), dentre outras. (site da banda)

33-4ff8f2d61aca2.jpg

Depois de figurar na nossa lista de melhores de 2012 com o EP Aratu/Milonga a Coutto Orchestra (# 47)  se destaca outra vez. Impossível escutar a música da Coutto Orchestra sem se envolver. É um misto de música nordestina com música de circo, às vezes me lembrei do Cirque de Soleil, outras de cenas nordestinas como as da caatinga, ou de um filme de Cacá Diegues. Isto tudo com toques de tango, bandoleon , balkan, valsas lindas. Um misto de refinamento e bordel, pulsante, alegre, nostálgico, cinematográfico. Adorei este álbum. Pra mim uma das surpresas do ano.

3 comentários em “Melhores de 2013: # 97. Coutto Orchestra de Cabeça: Eletrofanfarra

Adicione o seu

  1. Muito obrigado pelo carinho e atenção que sempre tem por nosso som galera do Vitrola! Sempre acompanhamos o blogs e vcs e é uma felicidade imensa para nós entrar novamente na lista dos Sousa. Grande Abraço e que essa vitrola não pare de rodar!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: