Os 100 Melhores de 2013: # 100 . Milongador – Giancarlo Borba

CAPA-

Neste ano o Vitrola começa mais cedo a sua escolha dos melhores de 2013, pois a safra foi boa e já em novembro é possível começar a lista. Começamos com uma boa surpresa brasileira : Milongador , trabalho de estreia do músico Giancarlo BorbaGiancarlo Borba nasceu na cidade de Herval, interior do Rio Grande do Sul, passou a maior parte de sua infância no interior do município na localidade conhecida como Vila Basílio onde levava um vida simples morando numa velha Estação de Trem. Autodidata, aprendeu violão e começou a acompanhar grupos de bailes de campanha (alguns onde nem luz elétrica existia). Em casa cresceu escutando velhos discos de vinil de Musica Popular Brasileira e Regionais Gaúchas. Em 1996 começou a compor em parceria com Osmar Hences, educador popular com grande conhecimento musical e poético. Começou-se então a construir uma nova proposta musical visando coisas simples da vida do gaucho a pé, que vive à margem da sociedade, do lado de fora das cercas do Latifúndio. Procurando o aprimoramento musical, em 1999 Giancarlo ingressou no curso de Licenciatura em musica da Universidade Federal de Pelotas onde atuou como monitor bolsista da disciplina “Oficina de Instrumentos” que visava à construção de instrumentos a partir de materiais

Segundo o próprio Giancarlo:

“Milongador é o resultado de vários anos de pesquisa e trabalho em cima de ritmos, sonoridades e temáticas. Aqui se escutará ritmos como: Chote, Chamarrita, Milonga, Rancheira, Zamba entre outros.

Com arranjos que mesclam regionalismo e modernidade, com influências que passam pelo Samba, Murga, Candombe, música erudita e eletrônica, com instrumentos tradicionais e outros construídos de forma artesanal a partir de materiais alternativos descobertos em oficinas ministradas com crianças e experiências realizadas ao longo dos anos, dando uma sonoridade toda especial às musicas.

As letras passam por referências como Fernando Pessoa, Thiago de Melo, Caio Fernando Abreu e José Hernandez. Com uma linguagem sutil e regional, com a visão do gaúcho que vive do lado de fora das cercas do latifúndio, do gaúcho que anda a pé e não adora as coisas do patrão, que vê a Terra como um lugar e esperança, sonhando com um futuro melhor e um mundo mais justo. Milongador prepara uma canção que faça adormecer os homens e acordar as crianças”. Lançado em maio, foi indicado para o I Prêmio Brasil Sul nas categorias “Melhor compositor”, “Melhor Intérprete”e “Disco Revelação”.

O disco é composto de 13 faixas, traz belíssimas letras de Osmar Hences, educador popular já falecido, que recebe uma homenagem indescritivelmente bela e inspirada de Giancarlo, responsável pelos arranjos e pelas interpretações que valorizam as múltiplas atmosferas e temáticas abordadas por Osmar em seus escritos. As agruras do trabalhador rural explorado pelo latifúndio e as incertezas e dificuldades de sua condição errante; as angústias, dilemas e alegrias dos afetos da vida são poetizados através de criativos recursos, que envolvem desde a simplicidade das tarefas do cotidiano até inventivas e inspiradoras metáforas. a propósito a Milonga é um estilo de música tradicional em várias partes da América Latina e na Espanha, que provavelmente deriva da habanera e da guajira cubana e flamenca, assim como o tango. É o ritmo nacional da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. É também conhecido por Molonga.Também são chamados milongas os bailes onde se dança o Tango e, por extensão, aos locais onde esses bailes se realizam. Tradicionalmente, numa milonga baila-se o Tango, a milonga e o vals cruzado, ou vals argentino (uma variante da valsa Vienense). Outros ritmos típicos que se podem encontrar numa milonga, são chacarera e a zamba.É a música com que os cantores sul-americanos expressam suas emoções – geralmente o amor – junto com o chamamé. (Wikipedia)

http://www.youtube.com/watch?v=TPerPThcYYc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: