Memória: Rádio Geraes FM 91,7 – Belo Horizonte.

A rádio Geraes FM foi uma rádio que nasceu como uma emissora voltada principalmente para o rock dos anos 1960 e 1970. Foi a rádio que de uma certa maneira acolheu alguns dos órfãos da Cultura AM, especialmente no que diz respeito a ter um formato mais voltado para o rock e o ecletismo musical. A 91,7 MHz, atendeu seus ouvintes e aos poucos foi acrescentando outros estilos, principalmente para como música eletrônica, ambiente e jazz. A rádio Geraes FM não transmitia intervalos comerciais em demasia, o que a tornava uma rádio de mais qualidade, sempre se destacando entre as demais emissoras da cidade .No lugar dos comerciais, na rádio Geraes FM, ouviam-se informações pontuais e atualizadas sobre o tempo, trânsito, principais destaques dos jornais, dicas de baladas e também informações detalhadas sobre os artistas e álbum dos quais acabaram de tocar, mantendo o ouvinte sempre informado sobre os lançamentos e sobre a discografia destes artistas.A Geraes foi vendida para o Felipe Barreto, ex-98FM, que já está retransmitindo parte da programação da Mix FM, de São Paulo em janeiro de 2006.

O projeto da Geraes, artisticamente dizendo, era perfeito e tinha uma proposta bem definida. Infelizmente, comercialmente a coisa não andou muito bem nos últimos anos e seu proprietário achou por melhor “passar para frente”, já que a audiência era muito baixa. Atualmente na mesma frequência, em substituição a Rádio Mix, que não emplacou, está a rádio Fã, com programação diversificada. Fica a saudade de mais uma boa rádio e como dizia seu slogan “no mais Geraes”…

37 comentários em “Memória: Rádio Geraes FM 91,7 – Belo Horizonte.

Adicione o seu

    1. Eu não cheguei a me dedicar específicamente à audição desse programa; mas várias vezes eu ouvi a locutora o anunciar.
      E agora que você o mencionou, eu fiquei curioso sobre um detalhe:
      ◆ Quais artistas e bandas tinham sua música enfocada nesse programa “Fusion GERAES”!…

      Curtir

  1. Quero lembrar o nome de um locutor da geraes fm que tambem tinha um pub em BH… Ele apresentava um programa de sons variados, desde musicos sul africanos aos novos indies americanos. Quem sabe o nome dele? vlw.

    Curtir

      1. Acompanhei a Geraes desde quando transmitia em caráter experimental. Um belo dia sintonizei por acaso aproximadamente as 17:00 e ouvi uma voz deliciosa dizendo: hora do rush, era Walesca Fauce. Aí não parei mais de ouvir!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Realmente. A “Geraes FM de BH” era (mesmo!…) a melhor emissora da nossa querida cidade.
        O programa “Acetato” eu também gostava muito de ouvir… O ouvinte fazia uma “playlist” com músicas de sua preferência (com duração total de uns 30 minutos) e a enviava para a rádio; e essa “playlist”, algum dia, seria transmitida em uma das edições do programa.
        Ah!… E, por falar em “playlist”, eu tenho várias no YouTube e no Spotify, com músicas que eu costumava ouvir na “Geraes FM de BH 91.7 MHz”… se você quiser “matar a saudade”… É só digitar na janelinha “Busca” (“Search”):

        • “Geraes FM BH – Evandro Madeira”

        Curtido por 1 pessoa

    1. Caro VINNY, colega fã da Rádio Geraes FM de Belo Horizonte…

      A música que você, há 21 anos, tenta identificar (que é cantada por uma vocalista falando inglês com sotaque esquisito e menciona “rain” e “blood”) é a música “The Blood And Tears”, do grande guitarrista americano Steve Vai.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Caro amigo, infelizmente não é essa a música… É algo mais eletrônico, lento, sem esquecer do som de chuva no meio da música…. De qualquer forma, valeu a tentativa! abraços

        Curtir

  2. O programa Acetato – A Matéria Prima da Música foi muito marcante em dois horários, 11 da manhã com reprise ás 11 da noite. Fiz as gravações, mas ainda falta digitalizar e publicar no You Tube, só dependo de um aparelho importado chamado Sangean DAR-101, em breve vou tê-lo.

    Curtir

    1. Se você quiser, Guthemberg, eu terei grande prazer em digitalizar para você essas gravações analógicas que você fez em fitas cassete de audio. Mais prazer ainda eu terei se, além das músicas, essas fitas tiverem também notícias, propagandas e programas da GERAES FM BH.
      E nem te cobrarei nada para fazer isso.
      Como diria o pessoal da Rádio, “tudo pelo prazer de ouvir”!…

      🎵🎶🤜🤛🎶🎵
      Um abraço a todos que amavam a GERAES FM BH (91.7 MHz)!…
      ⏮️⏪⏩⏭️⏹️▶️
      📻🎚️📼🖥️💿📲

      Curtir

  3. Havia em BH um programa de rádio (acredito que era na GERAES FM) em que o apresentador enviava por um dos canais do estereo, um fluxo de dados com um jogo que deveria ser gravado numa fita cassete para depois ser jogado no computador pessoal. Alguém sabe quem era o responsável por esse programa?

    Curtir

    1. Interesante isso!… Um fluxo de dados sendo transmitido por um canal de áudio na forma de pulsos sonoros, podendo ser gravado em fita cassete de áudio e depois utilizado em um computador, que o interpretava como sendo uma “torrente de bits”!…
      Isso me lembra sabe o quê?!… …aqueles computadores TK90X e TK95 (da linha ZX-Spectrum), que eram de 8 bits (imagina!…) e utilizavam o Z80A (da Zilog) como processador. Os dados eram transmitidos e recebidos por eles exatamente dessa forma: uma sequência de bits transformada em sinal de audio.
      Isso me deu até saudades daquele tempo… eu gostava muito daqueles computadores. Na época, havia muitos jogos e aplicativos para eles.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Interesante isso!… Um fluxo de dados sendo transmitido por um canal de áudio na forma de pulsos sonoros, podendo ser gravado em fita cassete de áudio e depois utilizado em um computador, que o interpretava como sendo uma “torrente de bits”!…
      Isso me lembra sabe o quê?!… …aqueles computadores TK90X e TK95 (da linha ZX-Spectrum), que eram de 8 bits (imagina!…) e utilizavam o Z80A (da Zilog) como processador. Os dados eram transmitidos e recebidos por eles exatamente dessa forma: uma sequência de bits transformada em sinal de audio.
      Isso me deu até saudades daquele tempo… eu gostava muito daqueles computadores. Na época, havia muitos jogos e aplicativos para eles.

      Curtir

  4. Procuro a 20 anos uma musica que tocava na Geraes por volta de 96 ou 97, um som eletrônico meio downtempo, cantado por uma vocalista feminina que parecia Sinead O’Connor, pelo que me lembro deveria ser alguma música sobre chuva, recordo-me da palavra “rain” na letra e também sons de chuva no meio da música…. Alguém se lembra e poderia me dizer que música é essa?

    Curtir

    1. Caro VINNY,
      colega antigo fã da
      GERAES FM BH,

      Eu conheço a música “Kingdom Of Rain” (que está no álbum “Mind Bomb” da banda The The, de 1989), em que a cantora Sinead O’Connor menciona a palavra “rain”; mas, nesta música, só aparece um pouquinho de sons de chuva… um pouco no início… e um pouco ao terminar.

      E existe também uma música (que eu acho muito linda, e que está num “single” de 2002 da banda canadense Conjure One), chamada “Tears From The Moon” (na qual a Sinead O’Connor fala “tears from the moon fall down like rain”, porém não há barulho de chuva na música).

      Seria uma dessas duas?!…
      Espero ter conseguido “matar a minha curiosidade” sobre essa música misteriosa… eu também estou afim de descobrir que música é essa!…

      Um abraço a todos os antigos fãs da GERAES FM BH, e a minha grande admiração pelas pessoas que fizeram parte da equipe daquela maravilhosa Emissora.
      E meu grande agradecimento a todos que fazem esse belíssimo trabalho no blog “Vitrola Dos Souza”!…

      Curtido por 1 pessoa

      1. Prezados Evandro e Mahatma… Muito obrigado pelas tentativas… Mas ainda não foi desta vez… Encontrar esta música virou um grande objetivo meu, e quando eu conseguir, avisarei. Grande abraço

        Curtir

      2. Oi, Vinny, tudo bem, cara ?!…

        Há quanto tempo, hein ?!… Outro dia eu estive ouvindo uns álbuns no Spotify™ e acabei “dando de cara” com uma música que me fez lembrar da tal música pela qual você anda procurando… será que você já a encontrou e eu não estou sabendo ?!…
        A tal música à qual me refiro é “The Same Deep Water As You”, da banda The Cure (que está no álbum “Disintegration” — lançado em 1989 — e é a 9ª faixa). Esta música tem barulhos de chuva e trovoadas no início, e esses ruídos reaparecem — bem mais prolongados — no final da mesma. E ela é bem longa… tem 9’22” de duração.
        Aqui está um “link” para você a ouvir no YouTube™ :

        ♦ The Same Deep Water As You (Remastered) – uploaded by The Cure
        https://www.youtube.com/watch?v=hbAKp4HA7co

        Espero que você tenha encontrado o que procurava…

        Curtir

      3. Fala meu amigo! “Desintegration” é um grande álbum do The Cure, e infelizmente não é esta a música que procuro…. Mas muito obrigado pela lembrança e pela tentativa!!!
        Uma dica: a música que tento descobrir é contemporânea de outra de Richard Wright do Pink Floyd, que em 1996 lançou um álbum chamado “Broken China”, contendo uma música chamada “Night Of A Thousand Furry Toys” que tocou muito na Geraes, mais ou menos na mesma época (excelente música por sinal). Segue o link: https://youtu.be/mhC3kfQF2oQ
        Novamente te agradeço e vamos tentando!
        Abraços

        Curtir

    2. Essa música que o Vinny procura não seria, talvez a “Kingdom Of Rain” da banda The The?
      A cantora Sinead O’Connor faz um “feat.” (participação) nessa música, que é de 1989 e está no álbum “Mind Bomb” dessa banda. E tem sons de chuva…

      Curtir

      1. Como vai meu caro? Lamentavelmente não é esta…. A música que procuro possui vocalista feminina, um estilo mais downtempo, lento, introspectivo…. Além do inconfundível som de chuva… Já procurei de todas as formas que você puder imaginar, espero um dia encontrar. Abraços!

        Curtir

    1. No Spotify há umas playlists interessantes fazendo alusão à Rádio Geraes FM de Belo Horizonte. E elas, de fato, contêm músicas que todos nós costumávamos ouvir naquela saudosa emissora de FM. São estas as playlists:
      “GERAES FM BH (91.7 MHz) {Playlist 01}”

      “GERAES In Concert {Playlist 01}”

      “Instrumental GERAES {Playlist 01}”

      “Massive REGGAE Geraes FM {Playlist 01}”

      E, olha, estou gostando demais de ouvir!…
      No mais… Geraes!…

      Curtido por 1 pessoa

  5. Eu era um “fã fanático” do programa “Instrumental FOURTEEN”, da Rádio Geraes FM de Belo Horizonte. Até hoje tenho várias edições desse programa (que eu gravei em fita cassete, na época, e mais tarde os digitalizei e até hoje os ouço com enorme prazer – e enorme saudade, também). O programa apresentava faixas musicais de Joe Satriani, Steve Vai, Eric Johnson, Frank Solari, Jeff Beck, Lee Ritenour, Dave Grusin, Neal Schon, Robben Ford, Larry Carlton, Pat Metheny… só os maiores nomes da música instrumental, nos estilos “pop”, “rock”, “jazz” e “blues”.
    Nunca mais vai existir um programa de rádio do qual eu venha a gostar tanto assim!… Já estou com 65 anos de idade, e duvido que eu venha a viver o bastante para conhecer uma outra emissora de FM com a excelência da Rádio Geraes FM de Belo Horizonte!…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Inclusive, esse programa “Instrumental FOURTEEN” tinha este nome devido ao patrocínio de uma conhecida marca de roupa jeans fabricada em BH, na época – nem sei se existe ainda essa marca… Mais tarde passou a ser chamado “Instrumental GERAES” (quando já tinha havido alterações na questão relacionada a patrocinador).
      Antes de passar a ouvir esse programa da GERAES FM BH, eu nunca tinha conhecido tanta música instrumental linda quanto eu conheço agora!…

      Curtir

  6. Sem duvida a melhor rádio de sua época, pois até a alvorada tentou copiar um pouco do estilo. Tento me lembrar de uma música em que a locutora dizia o nome da música ” im loss im loss ” alguém sabe o nome do artista e o nome correto da musica o cara tem um timbre de voz inigualável.

    Curtir

    1. Carlão,

      A música que eu conheço na qual o cantor diz no final “I’m lost… I’m lost… I’m lost in a rainbow” é “In This Shirt” — interpretada pela banda The Irrepressibles — e que está no álbum “From The Circus To The Sea”. Mas acredito que não seja esta música, pois o álbum no qual ela está foi lançado em 2008, quando a Rádio GERAES FM BH (91.7 MHz) já estava extinta. Ela encerrou — segundo uma pesquisa que encontrei na Web — suas atividades no final de 2005.
      Esta música que eu mencionei está — por exemplo — neste “link” do YouTube™:

      ♪ “In This Shirt” — uploaded by The Irrepressibles ♪
      https://www.youtube.com/watch?v=-iNHtdL-zu4

      Um abraço, colega ex-fã da GERAES FM BH (91.7 MHz) !…

      Curtir

  7. No Spotify há umas playlists interessantes fazendo alusão à Rádio Geraes FM de Belo Horizonte. E elas, de fato, contêm músicas que todos nós costumávamos ouvir naquela saudosa emissora de FM. São estas as playlists:

    “GERAES FM BH (91.7 MHz) {Playlist 01}”

    “GERAES In Concert {Playlist 01}”

    “Instrumental GERAES {Playlist 01}”

    “Massive REGGAE Geraes FM {Playlist 01}”

    E, olha, estou gostando demais de ouvir!…
    No mais… Geraes!…

    Curtido por 1 pessoa

  8. Hoje é dia 08 de março!…
    É o “Dia Internacional da Mulher”!…
    Desejo toda felicidade do mundo a todas as mulheres que amavam a GERAES FM BH!…

    👩‍🦰💋🎧❤️💓
    GERAES FM BH
    🎶🎵📻🎵🎶

    Curtido por 1 pessoa

  9. Que massa poder lembrar dessa rádio que eu ouvia todos os dias! Uma vez tive o prazer de ganhar um adesivo, o qual coloquei no meu Opalão. Infelizmente o mesmo foi roubado. Comprei outro e se pudesse ganhar de alguém da rádio ou até mesmo uma foto pra poder refazer o mesmo, ficaria muito grato.

    Curtir

  10. Essa rádio Geraes era a melhor rádio de BH no final dos anos 1990 para 2000. Rolava muita música boa tipo lado B de bandas boas na qual só tocava o single dessas. Lembro bem que esse festival Comida di Buteco era muito divulgado nessa rádio, daí hoje é um festival a nível nacional. Nostalgia!

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑