TOP TOP Músicas para baixistas

download

Os baixistas geralmente são os músicos mais renegados em uma banda, mas olha, sem um bom baixista a sua música não seria a mesma, e eu posso te garantir isto.

Eu sempre apreciei o som de um baixo (e confesso que acho mais divertido de tocar que uma guitarra) e acho que este TOP TOP vai dar o devido valor a eles, afinal existem músicas feitas (e elaboradas) para baixistas!

5 – Another One Bites the Dust – Queen

“Tan tan tan, tarantantantaran”. Quem não gosta desta batidinha pop nesse clássico do Queen? É a prova número um de que um baixo pode sim marcar uma música.

4 – Around the World – Red Hot Chilli Peppers

Ah Flea. Talvez um dos mais marcantes baixistas da atualidade. Aquele cara que consegue se destacar até mesmo ante ao escandaloso Anthony Kieds. Esta música tem um baixo marcante, mais forte do que a bateria e a guitarra em vários pontos, mostrando o poder deste instrumento (e no caso do próprio Flea).

3- Taxman – The Beatles

Que venham as críticas, babem no meu ouvido, mas Paul McCartney é um dos grandes baixistas de todos os tempos do Rock. Influenciou vários outros grandes. Paul é excelente músico e sempre mostrou sua habilidade nos Beatles e na vida pós Beatles. Ah mas porquê Taxman? Taxman foi a primeira música dos Beatles que despertou minha atenção para o som do baixo, então aqui tem um pouquinho de sentimentalismo, mas sem desmerecer o talento do baixista.

2 – Billie Jean – Michael Jackson

Como, mas como falar de baixo sem falar de Billie Jean? A melodia da música é desenvolvida no trabalho maravilhoso de um baixista, que toda vez que toca dá vontade de dançar. É talvez um dos solos de baixo mais conhecidos da história, associado ao maior artista da música pop de todos os tempos, Michael Jackson. (alguém resiste a não fazer o moonwalk nessa música?)

1- Money – Pink Floyd / Susie Q – Creedence

Confesso que foi difícil escolher entre essas duas músicas, por isso coloquei ambas no meu primeiro lugar. A primeira, Money, também apresenta um dos riffs de baixo mais conhecidos da história, marcante por si só, e faria a música sozinha se pudesse. O segundo é muito uma influência paterna, que sempre me falou que não existia Creedence sem pensar no seu baixista (Stu Cook). E realmente todas as músicas do Creedence vem acompanhadas de uma marcação de baixo muito característica, que acaba seduzindo nossos ouvidos. Susie Q é somente uma delas.

E você? Discorda? Acrescenta? Opine!

Um comentário em “TOP TOP Músicas para baixistas

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: