Memória : Rádio Atalaia de Belo Horizonte AM 950

Fundada em 1969, a partir da Rádio Atalaia de Londrina, com o objetivo de transmitir exclusivamente novelas, a emissora chegou a montar uma escola para radioatores em Belo Horizonte. Com programação musical popular, a rádio era uma das mais tradicionais do AM na Capital mineira. A Atalaia de BH, nos anos 1970-1980,  era líder absoluta na Capital mineira com o “vitrolão brega”, como os concorrentes chamavam seu esquema musical.. A princípio esse esquema foi lançado provisoriamente por falta de instalações adequadas, requisitos técnicos mínimos e…. “grana” para contratar profissionais e executar a programação planejada anteriormente, etc… (aí já é outra estória). Entretanto, com o sucesso “ inesperado” o “musical”, que seria provisório, permaneceu por mais de dez anos.Um detalhe que os “estoriadores ” também não sabem: A Atalaia de BH , com aquele ” Vitrolão Brega”, música e hora certa, anunciados por locutores aprendizes,(da escolinha de BH) foi eleita na promoção anual da “Folha de São Paulo”(PASME!) em 1969, como a “Emissora do Ano no Brasil” por sua coragem de mudar etc,… conforme reportagem da Folha na época, fato que ajuda a preservar a “verdade verdadeira” para além da memória humana. Está lá nos arquivos da “Folha” pra quem quiser consultar!(Blog da Boca do Jacaré).
Aos domingos tinha as 40 mais da Rádio Atalaia e era uma fieira de sucessos,como bem lembrou o Jota : ABBA – Fernando;Tina Charles – I love to love;Pussycat – Mississippi;Giorgio: Son of my Father;Ricky Shayne – Mamy Blue;Tony Ronald – Get me some help;Lobo – I’d love you to want me;B.J. Thomas – Rock and roll lullaby;Paul Mauriat – Love is blue;Tony Stevens (Jessé)- If you could remember;Sharif Dean – do you love me;Chrystian (da dupla Chrystian & Ralf) – Please don`t say goodbye;Terry Winter– Summer hollyday; Apollo 100 –Joy; Mireille Mathieu- Akropolis adieu;I Santo California – Tornero; Demis Roussos – Marie Jolie;Dave Maclean –Me and you;The walkers – There’s no more corn on the brasos;Mark Davis (Fábio jr) – don’t let me cry; Pholhas – My mistake; Light Reflection – Tell me once again; Os Incriveis – O milionário; Angelo Máximo – Domingo Feliz;Lindomar Castilho – Você é doida de mais; Paulo Sérgio – A última canção; Márcio Greyck – Impossível acreditar; Evaldo Braga – Sorria sorria, Nilton Cesar – A namorada que sonhei;Nelson Ned – Tudo passará; Núbia Lafayete –Fracasso; Márcio José – O telefone chora; José Augusto – Esqueci de viver, Jane e Herondi – Não se vá; Agnaldo Timóteo – Os verdes campos da minha terra; Antônio Marcos – O homem de Nazareth e várias outras.
 

O sonho durou até que foi a Rádio foi repassada para a Igreja Universal do Reino de Deus. Hoje, a programação é 100% local, com música religiosa e pregação de pastores. O público é evangélico, adulto, classes CDE.

56 comentários em “Memória : Rádio Atalaia de Belo Horizonte AM 950

Adicione o seu

  1. Olá Mauro !

    A rádio Atalaia era um misto de brega e pop que conseguia agradar muita gente, também tocava muita música instrumental (caravelli, paul mauriat, vincent bell, van mccoy e etc..)

    Curtir

    1. A musica francesa também era destaque na programação da radio Atalaia:

      Françoise Hardy – La question
      Pierre Bachelet – Emanuelle
      Christophe – Aline
      Serge Gainsbourg – La Décadanse
      Joe Dassin – Et Si Tu n’Existais Pas….
      Pierre Groscolas – Fille du vent
      Mireille Mathieu – Acropolis Adieu
      Adamo – C’est ma vie

      Et vive la France !!!

      Curtir

      1. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE AS MÚSICAS FRANCESAS DAQUELA ÉPOCA. ESTOU ATRÁS DE UMA QUE TOCAVA MAIS OU MENOS NO ANO DE 1972. ALGUÉM TEM ALGUMA LISTA DE MÚSICAS DAQUELA ÉPOCA?

        Curtido por 1 pessoa

    1. José Antônio,
      Sobre este assunto reproduzo o texto de Ozires Mourão (Londrina) , sobre a Rádio Atalaia – Veja que interessante:

      Rádio Atalaia – Londrina e BH

      “Postado por Paulo Branco (http://jacaroa.wordpress.com/category/adelicio-matina), Alvaro Dias, Dorival Gimenes, Estelio Feldman, João Bosco, Londrina, Lourival Pedrazani, Marcio Seixas, Mourão Filho, Osires Mourão, Paulo Branco, Rádio Atalaia, Vitrolão Brega. Deixe um comentário

      “… Em Belo Horizonte fui gerente desde a fundação em 1968 até 1980, onde, diga-se de passagem, jamais, em tempo algum, recebi ou utilizei qualquer tipo de gravação de programa, roteiro de programação ou “coisa que o valha” da Atalaia de Londrina, onde, alíás, não havia “know how” para isso, uma vez que os gerentes que me sucederam, Dorival Gimenes e depois, Lourival Pedrazani, cuja capacidade profissional não se discute, apenas deram seqüência ao que (modéstia à parte) eu havia criado nos primeiros dois anos de Atalaia:

      Novelas, Aconteceu, (policial radiofonizado) Palavras amigas (que a princípio era uma sátira ao prof. Kamarozano), Minha mãe é uma heroína, O poder da fé, (inspirados em programas da rádio São Paulo) Você faz o programa, etc. Essa programação permaneceu por aproximadamente mais dois anos, até que a Diretoria de São Paulo resolveu transformá-la em MUSICAL (com a minha colaboração à distancia) plagiando a Atalaia de BH que nessas alturas, já era líder absoluta na Capital mineira com o “vitrolão brega”, como os concorrentes chamavam seu esquema musical.. A princípio esse esquema foi lançado provisoriamente por falta de instalações adequadas, requisitos técnicos mínimos e…. “grana” para contratar profissionais e executar a programação planejada anteriormente, etc… (aí já é outra estória). Entretanto, com o sucesso “ inesperado” o “musical”, que seria provisório, permaneceu por mais de dez anos.

      Um detalhe que os “estoriadores ” também não sabem: A Atalaia de BH , com aquele ” Vitrolão Brega”, música e hora certa, anunciados por locutores aprendizes,(da escolinha de BH) foi eleita na promoção anual da “Folha de São Paulo”(PASME!) em 1969, como a “Emissora do Ano no Brasil” por sua coragem de mudar etc,… conforme reportagem da Folha na época, fato que ajuda a preservar a “verdade verdadeira” para além da memória humana. Está lá nos arquivos da “Folha” pra quem quiser consultar!

      Bem, detalhes dessa estória, mais os “trancos e barrancos” das Atalaias de Londrina e BH, Rádio Inconfidência de BH e Globo de Porto Alegre (Das quais fui Diretor) seus principais personagens, dificuldades nas estatais, superações, vitórias, causos, o inicio de carreira no rádio de políticos como Álvaro Dias (PR) e João Bosco, (MG) locutores famosos “criados” nas “escolinhas” de Londrina e BH, como Marcio Seixas, Adelicio Matina (BH) e outros que negam suas origens, fazem parte do livro assinado por Mourão Filho: “RÁDIO & CIA ….das novelas ao brega!”

      Convém sempre lembrar: A precursora de todo o sucesso das Atalaias foi, sem dúvida, a de Londrina, feita com muito trabalho, sacrifício, dedicação e desprendimento, por uma equipe de novatos (a principio sob deboche dos “bons da boca” da época: o seleto grupo dos “entendedores de rádio”) …”

      Curtir

    2. ZWF 55 Rádio Atalaia Belo Horizonte – 960 KHZ )depois passou a ser 950) . Eu era ouvinte assíduo e que saudades!!!!!
      Música e hora certa. O Matina dizia: Atalaia 9 horas 55 minutos – Tocava uma música e depois ele dizia o nome do cantor , tinha um intervalo comercial e novamente se dizia: ATALAIA 9 horas e 59 minutos. Ao chegar a hora exata , vinha o noticiário quando soava uma vinheta assim: CORRESPONDENTE ATALAIA e dava-se as notícias e ao terminar, soava nova vinheta: CORRESPONDENTE ATALAIA, A INFORMAÇÃO PRECISA NA HORA EXATA. E tome música e hora…
      Que saudades, não esquecerei jamais…..

      Curtir

  2. que saudades eu tenho quando agente morava em Esmeraldas mg ai a diversão q agente tinha era ouvir radio. e agnte ouvia com certeza a radio atalaia quando agente ouvia assim odair jose a pílula atalaia 22:45 minutos q saudades!

    Curtir

  3. Nossa eu morro de saudades deste tempo. No meio da década de 70 eu tinha 5 anos, morava em BH e minha mãe só sintonizava na rádio Atalaia. Como os colegas falaram, era uma delícia, a gente ouvia a música, falava-se o nome do cantor e a hora! Um colega comentou sobre algumas músicas que tocava na época… acredito que muito de eu gostar de músicas internacionais veio disso: de ouvi-la pela rádio Atalaia! Se pudesse eu compraria a rádio para mim e faria ser como era antes…

    Curtir

    1. O empresario sofreu um tipo de ipnose porque ele se arrependeu de vender o pacote com as 4 atalaias mais a igreja nao quis vender de novoa

      Curtir

  4. Cresci ouvindo a Radio Atalaia por influência dos meus pais. Tínhamos um radinho a pilha da philips que era ligado religiosamente de segunda a sexta frira as 5 e meia da manhã e só era desligado às 19 horas quando começa a hora da voz do Brasil. Locutores fantásticos música boa e claro, a hora certa! Podem falar ouvi muita música que hoje é tida como brega. Meu sonho era conhecer bo estudio da rádio na época localizado no edifício mesbla… tempos saudosos.

    Curtir

  5. Nossa que tempo que nao volta..lembro quando criança e chegava aquela voz inconfundivel..”Atalaia 12:30″..e com a hora o desespero de estar atrasado para ir a escola..rsrs..na verdade chegava a ser um pavor escutar as horas..mas tudo isso acabou amigos,tempos que jamaissss voltarão

    Curtir

  6. Olá a todos… a bastante tempo venho buscando por coisas relacionadas à Rádio Atalaia… uma lembrança que me marca muito é a música de abertura no início dos anos 80.. ouvia com meu avô na época. Mas infelizmente não me lembro do nome…

    Curtir

  7. gente que saudade a atalaia tinha umas musicas clasicas que tocava as meia hora mas infelismente nao falavam o nome como era bom este tempo .as de hoje e so propaganda a nem.abraços a todos os saudosistas como eu.

    Curtir

  8. QUE DA SAUDADE DA NOSSA QUERIDA RADIO ATALAIA TEMPOS BONS,O PLACAR SUCESSO ERA CAMPIAO DE ALDIENCIA NO DOMINGO DAS 9 AS 10 ERA AS VINTES MAIS TOCADAS DA SEMA QUE PASSOU.,TEMPO BON NAO VOLTA MAIS.
    HOJE TEMOS A RADIO CAlhambeque que e igual a nossa querida radio atalaia,mas so pega pela net ou em sao paulo pelo radio.,e os anos 60,70,80,boa demais do meu amigo johny lopes.

    Curtir

    1. Oi Paulo,
      Sinta-se à vontade para nos contar alguma coisa sobre a saudosa Rádio Atalaia. Quanto ao seu pai, ele foi um dos grandes nomes do rádio mineiro.
      Um abraço

      Curtir

    2. Paulo Matina, você tem alguma gravação do seu pai desa época? como tenho saudades daquele tempo, tudo que procuramos na internet encontramos mais nada de encontrar uma gravação se quer desta rádio e do seu pai! ai que nunca encontrei mesmo. Se você tiver aluma coisa nos ajude a resgatar esta memória por favor, deve ter muita gente morrendo de vontade de escutar pelo menos um pouquinho. Abraços e parabéns por comentar aqui, isto é muito importante para nos.

      Curtir

    1. Voce que tem saúdades visite o canal recruta zero q tem arquivos das radio de londrina curitiba e bh ,ovideo mais vizualizado e a trilha do placar atalaia do susseso, no canal atalaia 70 tanbem

      Curtir

  9. Quanta saudade! Falar da rádio Atalaia é falar da minha adolescência, lá no interior. Tirando os horários em que meu pai sintonizava emissoras de São Paulo pra ouvir os sertanejos, só dava ela. Era o dia todo, a semana toda. Aos domingos, custava esperar o horário do Placar Atalaia do Sucesso. Só saia de casa após a ultima música, a nº 1 da semana. Pra mim a Atalaia foi uma enciclopédia. Devo à ela grande parte do meu modesto conhecimento musical. Montei até uma pasta pra ouvir no carro com o título de Do Brega ao Chique, com maioria dos sucessos que consegui lembrar. Porém, infelizmente, tem algumas músicas que tocavam como fundo musical que ainda não consegui. Tentei vários artistas do instrumental, mas por enquanto, nada. Tem também uma outra que foi sucesso em sua programação e eu gostava muito, mas não guardei o título nem o intérprete. É interpretada por um cantor e começa com alguns La La La’s. A única frase que lembro é …”tenha cuidado donzela”. Salvo engano, anunciavam o título como Oração de Don Juan. No entanto, não tenho tido sucesso nas buscas. Gostaria tanto de poder incluí-la em minha pasta!
    Se alguém conhece e puder me ajudar, ficaria muitíssimo grato.

    Curtir

  10. Lembrar da Rádio Atalaia é fazer uma viagem de volta à minha infância, quando eu tinha uns 5 anos, e fica ouvindo no Motorádio da minha mãe, que só pegava AM. Ficava viajando, com “O Milionário”, “Fuscão Preto”, “Lady Laura”, e Diana, Barros de Alencar, Márcio Greyck, Antônio Marcos, Paulo Sérgio, e o próprio Roberto Carlos, na época dos especiais de Natal da Rede Globo, quando ele ainda era o rei… Hoje, fico garimpando nos programas de recordações, apenas um esboço do que foi aquela época.

    Curtir

  11. As tardes costumava tocar Raul Seixas. Costumava subir no muro, tomar uma limonada e os últimos raios do sol ouvindo Raul na Atalaia.
    Tinha também musica classica, italiana, rock…uma radio realmente ecletica.
    Percorri mtos paises pelo mundo, e nunca vi nada igual a atalaia.

    Curtir

  12. SAUDOSA RADIO…. BONS TEMPOS….Eu era ouvinte!!!! Hoje esse lixo que é…voltada pra essa raça de enganadores mentirosos , dessa enganação. Nunca mais sintonizei nessa rádio, desde que se tornou essa voz de dementes pastores, poluidores de cabeças fracas.

    Curtir

      1. Só para completar, o nome original do Placar Atalaia de Sucessos, programa que ia ao ar aos domingos pela manhã era: Placar Maisena de Sucessos… E tome saudade nisso…

        Curtir

  13. SAUDOSA RADIO…. Hoje destruída por um picadeiro de palhaços contando mentiras e divulgando estupidez na cabeça de ignorantes. A radio era o máximo! Foi destruída pelos vermes mercenários da pocilga universal do reino da lama.

    Curtir

  14. QUEM ERA O LOCUTOR DAQUELA ÉPOCA, PARECIA QUE O CARA TRABALHAVA VINTE E QUATRO HORAS POR DIA.
    TEMPO BOM NÃO VOLTA MAIS.
    WALDIR DE SOUZA NUNES-ITABIRA -MG.

    Curtir

  15. gente gostaria de saber se alguem lembra dessa musica linda que tocava na radio atalaia de BH diariamente , procuro mas nã a encontro nen o nome sei, sei que é bem assim( agora só , estou tão só, o que restou denós) procureis e nunca mais ouvir essa linda musica se alguewm se lembrar agadeço desde já obrigado.

    Curtir

  16. Aos saudosistas da Rádio Atalaia lembro uma música linda que “foi lançada” não sei se um mês antes ou um mês depois de “Acropolis adieu” da cantora francesa Mireille Mathieu. A música foi tema do filme “Os Últimos das Filipinas” e se chama “Yo te diré” com a cantora Karina. Eu torcia pelas duas músicas no “Placar Atalaia do Sucesso”. Segue link da cantora Karina no filme “EN UN MUNDO NUEVO” : https://www.youtube.com/watch?v=DJCXC3sV3IA.

    Curtir

  17. Bom dia. A Rádio Atalaia, marcou minha infância, uma vez que minha mãe não deixava de sintonizar nessa emissora. Ela acordava, começava a fazer o trabalho da casa e ligava o rádio na Atalaia. Assim, eu e os meus irmãos íamos escutando também a referida emissora. Hoje sinto saudades das músicas que outrora ouvíamos praticamente o dia inteiro na companhia da minha genitora.

    Curtir

  18. Que maravilhoso é me deparar com esse incrível texto relatando a história da Atalaia de Belo Horizonte. Em 1974 quando trabalhava na construção da usina termoelétrica de Igarapé, encostado em Betim, um dos meus prazeres quando estava no alojamento da Mendes Jr. era sintonizar essa radio. Saudades desse tempo . E hoje, 47 anos depois, me deparo com a Radio Atalaia Web na net, com programação em tudo e por tudo idêntica aquela que ouvia nos anos 70. Seria capaz de jurar que essa programação é conduzida por alguém ligado aquela emissora dos anos 70 que encantou a tantos.

    Curtir

  19. QUANTA SAUDADE! ACOMPANHEI A RADIO DESDE SUA FUNDAÇÃO DIARIAMENTE COM IRMÃOS E COLEGAS ATÉ A TRANSIÇÃO, AÍ CONFESSO NÃO ACOMPANHEI MAIS.
    MAS, NO PERÍODO DE VIGENCIA MUSICAL AGENTE ERA LIGADO 100% . MUITO ME LEMBRO E ME EMOCIONO QUANDO AOS SABADOS À NOITE QUANDO PEGAVA UM TAXI PARA IR ATÉ A CASA DA NAMORADA OUVINDO SEMPRE A MUSICA NOITE CHEIA DE ESTRELAS COM EVALDO BRAGA E AOS DOMIGOS DE MANHÃ O MOMENTO INESQUECIVEL COM A INTRODUÇÃO FINALIZAÇÃO MUSICAL COM THE POPS ” A LENDA DO BEIJO” E SEM FALAR QUE AGENTE SE DELIRAVA COM CREEDENCE CLEAR WATER REVIVAL, BJ THOMAS E BEATLES ETC! BELA ÉPOCA QUE NÃO VOLTA. SÓ SAUDADES?

    Curtir

  20. A melhor emissora que BH já teve eu morava em BH no salgado filho na época de ouro da atalaia eu tinha meus dezoitos pra desenove anos e mim lembro bem dos sussecos bregas da época tinha um locutor que parece que trabalhava dia e noite como tinha a voz linda tinha um programa que ele falava assim de fulano de tal para fulano de tal no Eldorado ou qualquer outro bairro da capital mais era muito top a programação hoje virou uma porcaria

    Curtir

  21. Tempo bom! As 18:00h ave maria, logo, hora certa, música e eu já corria pra chegar na escola, íamos a pé, era normal ver alunos uniformizados indo na mesma direção, e aos montes… Em todos os cantos do bairro, a mesma farda, alunos indo para escola, coisa que não se vê mais! No último bar antes da escola, a rádio atalaia transmitia a hora certa, até parece que o dono do bar e o dono da atalaia queria te alertar pro fechamento do portão da escola…

    Curtir

  22. Eu, Juan Drummond, fui o locutor padrão da rádio Atalaia de Belo Horizonte. Ozires Mourão e Márcio Seixas sabem disto, Troquei as Palavras rádio Atalaia e horas certa por/ Atalaia/ falando com estilo único. Vivou padrão em todas as Atalaia do Brasil. Márcio Seixas sabe disto e sabe também que me pediu para ficar perto do Estúdio ouvindo, / nome da música etc,/Atalaia/,hora certa; e ele, Marcio, aprendendo a ser locutor. Eis, a verdade.

    Curtir

  23. Eu era criança trabalhava na roça, longe da capital, essa rádio só pegava a noite, lá pras 17:30hs um pouco chiado más logo normalizava. Naquela região era uma audiência total. Hoje só resta saudades. Com certeza se não foce vendida estaria sintonizando até os dias de hoje. Com a tecnologia atual era tudo de bom. Mas um dia tudo acaba. Infelizmente.
    Uma pena ver hoje uma rádio que fez história virá uma sucata.

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑