Dia Mundial do Rock: 13 de Julho – 10 Rocks que abalaram o Mundo

 

Ontem foi o dia Mundial do Rock e, por falta de tempo, o Vitrola deixou de comemorar a data . Vamos tentar resgatar o nosso erro com o nosso Top Top “10 Rocks que Abalaram o Mundo”.

10.Rock Around the Clock – Bill Halley and His Comets


 

 

 

 

 

 

 

Rock Around the Clock” é baseado no blues e foi escrita por  Max C. Freedman e James E. Myers (“Jimmy De Knight”) em 1952. A gravação mais famosa é a de  Bill Haley and His Comets de 1954. Ela foi o  número 1 das paradas nos EUA e Grã Bretanhae reentrou nas paradas mais duas vezes na Inglaterra nos anos 1960s e 1970s.

Ela não foi a primeira canção de rock e nem o primeiro rock a liderar as paradas  (Bill Haley também fez sucesso com “Crazy Man, Crazy”  em 1953, e em  1954, com “Shake, Rattle and Roll” que alcançaram o No. 1 na  parada R&B Billboard). No entanto, a gravação de Halley virou o hino da geração rebelde dos anos 50 e é considerada como a canção que catapultou o rock para a linha de frente da música pop. A canção é rankeada como No. 158 na lista da  Rolling Stone ” The 500 Greatest Songs of All Time.” Como curiosidade o título original da canção era : We’re Gonna Rock Around the Clock Tonight!

9.Johnny B. Good – Chuck Berry

Johnny B. Goode”  é de  1958 escrito e interpretado por  Chuck Berry. A canção foi um grande hit tanto entre a audiência negra, quanto a branca, atingindo o  #2 na parada R&B da  Billboard e #8 no Billboard Hot 100 . É c0nsiderada como uma das músicas mais reconhecidas músicas da história.

8.Jailhouse Rock – Elvis Presley

Jailhouse Rock” foi escrita por  Jerry Leiber e Mike Stoller e foi o primeiro hit de Elvis. A canção foi lançada como um single no dia 24 de setembro de , 1957, coincidindo com o lançamento do filme  Jailhouse Rock.

Ela é listada #67 na lista Rolling Stone’s : The 500 Greatest Songs of All Time  e indicada pra o  The Rock and Roll Hall of Fame’s 500 Songs that Shaped Rock and Roll.

7. Great Balls of Fire  – Jerry Lee Lewis

 

Great Balls of Fire” também é  1957 e foi gravada por Jerry Lee Lewis na Sun Records e lançada como parte da trilha do filme Jamboree. Foi escrita por Otis Blackwell (com o pseudonimo de Jack Hammer). A gravação de  Jerry Lee Lewis 1957 é rankeada como 96ª  melhor canção de todos os tempos pela Rolling Stone.

6.Help – The Beatles

Help!” é uma canção  dos  Beatles que serviu de título para o filme de mesmo nome , lançado em 1965 . O singleatingiu o número 1 nos EUA e e Inglaterra .”Help!” foi escrito primariamente por  John Lennon, mas creditado a Lennon–McCartney.

Em 2004, “Help!” foi rankeada # 29 na lista da  Rolling Stone‘s “The 500 Greatest Songs of All Time”

6. Sympathy for the Devil – The Rolling Stones

Vocês podem estranhar a ausência de Satisfaction na lista, mas a minha vida de roqueiro foi mais marcada por esta música, radicalmente diferente dos rocks de então. Aqui apresentada numa versão com tradução em legendas, para o português.

Sympathy for the Devil” é uma canção dos Rolling Stones , lançada como faixa de abertura do album de 1968  Beggars Banquet. Foi escrita por Mick Jagger e credidatada a Jagger/Richards. A Rolling Stone a rankeou como  #32 na lista f The 500 Greatest Songs of All Time.

5. My Generation – The Who

My Generation” é uma canção do The Who. A canção foi nomeada 11ª melhor música na lista da Rolling Stone  500 Greatest Songs of All Time e 13tª na lista da  VH1’s  100 Greatest Songs of Rock & Roll.Faz também parte do  The Rock and Roll Hall of Fame’s 500 Songs . Foi composta por Pete Townshend em 1965, em homenagem aos jovens rebeldes ingleses chamados  Mods, e que expressavam seus sentimentontos de que os mais velhos não os compreendiam. Eu acho que ela é uma precursora do punk, vocês não acham ?


4. Hey Joe – Jimmy Hendrix

Posso dizer que foi como o blues me alcançou em cheio pela primeira vez.


Hey Joe” é uma canção popular americana dos anos  1960s, que se tornou um standard do rock  com várias gravações desde a primeira.”Hey Joe” conta a história de um homem que está pretendendo fugir para o México, após ter matado sua esposa.A primeira versão foi gravada por uma banda pequena de LA 1965 s, The Leaves; the band then re-recorded the track e lançada em 1966 . A versão mais conhecida é a de  The Jimi Hendrix Experience de  1966 no seu single de estreia.

3. Sabbath Bloody Sabbath – Black Sabbath

Não haveria Heavy Metal sem o Black Sabbath ?

Sabbath Bloody Sabbath” é uma canção heavy metal do Black Sabbath. O  riff  principal foi tido como  “o riff que salvou od Black Sabbath” porque Tony Iommi estava sofrendo um bloqueio criativo naquela época.

 

2. Going to California -Led Zeppelin

A união entre a melodia, a bela voz de de Robert Plant e a guitarra de Jimmy Page …

1. Sunday, Bloody Sunday – U2

Pelo menos uma da década de 80. Com a tradução para a gente entender a importância da banda naquele momento.

Ok , eu sei que ficou faltando um monte de coisa boa, mas é só uma homenagem ao dia do rock. Faça sua própria lista e mande pra nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: