Crítica: Foo Figthers no Loolapalooza – São Paulo – 07/04/12

Image

Por Ligia Passos:

Com muito prazer faço essa resenha para os queridos Souza, e aproveito para novamente me desculpar por não ter feito o mesmo com U2, Red Hot Chili Peppers e Pearl Jam!!!

São Paulo, Jockey Club, 07 de abril de 2012, Lollapalooza Brasil: entrou para a história! Pelo menos para minha, e para outras 74.999 pessoas presentes naquele sábado ensolarado e atípico para a cidade.

O Lollapalooza é um festival criado em 1991 por Perry Farrell (frontman do Jane’s Addiction), consagrado por suas edições em Chicago. Em 2010 chegou ao Chile, e no ano em que completa 20 anos aterrisou no Brasil trazendo como headlines Foo Fighters e Arctic Monkeys.

Depois de longos 11 anos de espera, e de um susto após o cancelamento de shows devido a problemas vocais, chegou a vez dos fãs de Dave Grohl e cia se deliciarem ao som da banda de rock com maior prestígio ultimamente.

E lá fui eu me aventurar no meu primeiro festival e confesso que me surpreendi. Como meu único interesse era o show do Foo Fighters não posso dar minha opinião sobre o festival em si, mas digo que achei bem organizado, entrada sem filas (cheguei ao Jockey por volta das 18h). Claro que havia filas nos caixas, bares e banheiros, celular não funcionava lá dentro, mas achei o ambiente bem tranquilo.

Pontualmente, às 20:30h, como sempre vestido de preto e com sua guitarra azul, Dave Grohl sobe ao palco e tem cerca de 75 mil pessoas na sua mão!!! E ele não decepciona, abrindo o show com a sequencia fantástica de All My Life, Times Like These, Rope, The Pretender e My Hero. Pausa pra respirar, gritos e mais gritos (para o desespero da fonoaudióloga roqueira!!!) e por cerca de duas horas e meia a banda tocou um setlist de 26 músicas, incluindo cover de In The Flesh (Pink Floyd), e Bad Reputation e I Love Rock and Roll com participação de Joan Jett. Ouvidos atentos ainda puderam identificar acordes de Custard Pie (Led Zepellin) e Feel Good Hit of The Summer (Queens Of The Stone Age). A escolha do repertório foi bem completa, passando por hits antigos como Big Me até músicas do último, e excelente, CD Wasting Light.

Dave Grohl já não possui a mesma extensão vocal, sabidamente prejudicada pela presença de um cisto nas cordas vocais. Durante o show pouco percebi, mas escutando o MP3 do show fica claro que seus gritos incessantes acabam por prejudicar o alcance de algumas notas. Mas, sinceramente, isso não atrapalhou em nada. Pra mim, ele realmente merece o título de “cara mais legal do rock” e proporcionou um dos melhores shows que já fui.

Ouvi muita reclamação sobre a estrutura e organização do festival mas como não entendo nada disso, não me sinto no direito de opinar. O que poderia deixar como “reclamação” é o fato de ter achado o som baixo durante o show, e o posicionamento dos telões do palco, que estavam muito baixos, prejudicando a visão dos desprovidos de altura!!!

No mais, valeu à pena viajar até São Paulo para um feriado prolongado super proveitoso, com direito a encontrar Marina Souza, e coroado com um super show do Foo Fighters!!!

Segue um vídeo com a última música do show e minha preferida!!!

 

2 comentários em “Crítica: Foo Figthers no Loolapalooza – São Paulo – 07/04/12

Adicione o seu

  1. Foi um showzão mesmo e também entrou pra minha história. Chorei com Best of You, descabelei com The Pretender e fiquei boquiaberta com o dueto com Joan Jett. Dave Grohl é mesmo o cara mais legal do rock.
    O festival como um todo foi bem bacana… algumas bandas me surpreenderam (Foster The People, TV on The Radio) e tive a oportunidade de ver um show lindo do Band of Horses acompanhado de um belo por-do-sol. No domingo também foi ótimo, fechando com o showzão do Arctic Monkeys.
    Bem que podia rolar esse festival todo ano né?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: