Série: Lojas de Disco: A Pop Rock (BH)

Já postei uma nota comentando sobre meu primeiro disco, agora vamos cutucar de novo o passado. Vamos relembrar algumas lojas de disco, a maior parte já fechadas, outras ainda em funcionamento. Porque lembrar de lojas de disco ? É que para a minha geração a loja de disco funcionava mais ou menos como um templo, e o vendedor de sua preferência como um sumo sacerdote.

A primeira e mais importante, em BH , era a Pop Rock. Era lá que íamos esperar ansiosamente a chegada dos “petardos” lançados pela Cultura AM. Quem lembra do endereço? Rua Tupis 437 – Centro

Era ali, quase esquina com a Rua São Paulo, descendo em direção a Avenida Amazonas, onde hoje está localizada uma Igreja Pentescotal. Era uma loja pequena, com um grande acervo, que mantinha colada na sua parede uma outra raridade na época, a parada de Hot 100 da Billboard, com os discos que já haviam chegado à loja marcados com caneta marca texto amarela , para facilitar o pedido. O sumo sacerdote, também dono da loja –  se não me engano, Nelson Canaan atendia pessoalmente e  dava preciosas dicas. Era lá, antes de existir internet, com poucas revistas especializadas, que os fanáticos se reuniam para comprar e trocar preciosas informações.


Mate a saudade do selinho da Pop-Rock, presente em uma boa parte da minha coleção de compactos e LP’s

Compacto simples com o selo da Pop Rock

40 comentários em “Série: Lojas de Disco: A Pop Rock (BH)

Adicione o seu

  1. Que legal encontrar isto por aqui. Cresci na Rua Tupis 426 em frente a Pop Rock. Ainda menino, atravessava a Rua para ir ouvir e aprender. Me apaixonei pela música naquela pequena loja…Comprei meu primeiro LP ali aos 11 anos, o belíssimo Band on the Run de Paul McCartney. Ainda me lembro da primeira vez que ouvi Pink Floyd na cabine…Se não me falha a memória eram dois irmãos, um hippie e o outro mais “business”? Os dois apaixonados pela música e grandes anfitriões. Hoje moro fora mas trago comigo as lembranças daqueles tempos de ouro…

    Curtir

  2. Legal ! Agradeço os comentarios que vivemos aquela epoca de ouro do rock.Eu fui o dono da POP ROCK discos e coloquei o melhor do rock and roll em BH.Valeu muito a lembrança.Nelsinho Canaan

    Curtir

    1. Olá Nelson, a Pop Rock jamais será esquecida pelos amantes da música e em especial do Rock and Roll. Você e o Celso, como a maioria das pessoas que trabalharam na Pop Rock, como Toninho (que levou junto o apelido “Toninho Pop Rock”), Arthur, Marcelo, Grande e tantos outros, fazem parte desta Enorme Família e que mantém viva o nome e a história da Pop Rock.

      Curtir

  3. Legal.Gostei muito da lembrança,eu sou o hippie que vc falou dono da Pop Rock discos que colocou o rock and roll na cabeça dos mineiros na decadas 70´/80.Abraços Nelsinho Canaan.

    Curtir

    1. Nelsinho,

      Prazer em te reencontrar via internet. Você não imagina o quanto a Pop Rock foi importante pra aquela geração ( que a mesma que aqui no blog curte e me dá notícias sobre a Rádio Cultura) A Pop Rock, A Rádio Cultura e Rádio Mundial formavam pra nós o triângulo sagrado do rock e do pop. Dê notícias pra nós. Por onde você anda? Ainda curte música. Conte mais um pouquinho sobre a Pop Rock para que a gente possa publicar aqui e compartilhar memórias.Um abraço,

      Mauro Kleber

      Curtir

  4. KKKKKKKK…ao invés de voce publicar uma foto antiga da loja, voce me põe apenas um mísera foto da rua Tupis, extraída via “street view” ??? kkkkkkkkk…kkkk….pede pra esse Nelsinho, ex dono te mandar as fotos antigas da loja !!!!

    Curtir

  5. Estava aqui procurando informações sobre as lojas de disco que existiam em BH e me deparei com esse post. Cresci já na era do CD, mas desde meus 16 anos coleciono LP’s!Hj, aos 25 anos, tenho uma coleção modesta mas cheia de preciosidades musicais e, algumas delas, têm o selo da Pop Rock!Gostei muito de descobrir um pouco mais sobre essa loja!E também confesso, fiquei morrendo de vontade de conhecê-la!Obrigada pelo post!Ótimo!

    Curtir

  6. Lembro do Toninho que trabalhava na POP ROCK, qualquer novidade estava na mão. Inda hoje não esqueço quando ele me apresentou o primeiro lançamento do U2. O cara era fera…

    Curtir

    1. Na minha modesta opinião o Toninho foi o maior GURU para todos os amantes do rock and roll. Pelo seu grande conhecimento e sempre gentil e atencioso com todos os clientes, que conhecia e sabia o que cada um procurava. Comprei centenas de discos com ele. Como um cliente fiel, eu o acompanhei por todas as lojas que trabalhou em BH. Que trabalhou e foi sócio (All Wave) do Paulinho. Em BH eu tiro o chapéu para três Lendas: Toninho, Grande e Arthur. Com certeza existem muitos, mas iguais aos três… acho que poucos.

      Curtir

    1. Infelizmente o Toninho nos deixou e faz muito tempo. Deve estar lá no céu mostrando aos Anjos o bom e velho rock and roll, e falando da Pop Rock.

      Curtir

      1. Não sabia do falecimento do Toninho… Triste notícia. Um amigo em comum que na época me apresentou ao Toninho, também faleceu: Pepê Smith. Era Designer de utilitários. Fez a decoração do Matriz há alguns anos atrás. Infelizmente a vida nos prega peças e leva amigos queridos. Ficam as boas recordações de pessoa incríveis e de uma época que infelizmente nunca mais voltará… RIP.

        Curtir

  7. Frequentei a Pop Rock nos anos 90 e esses dias achei umas sacolas daquela época! Se quiser posso mandar foto pra galera matar mais um pouco da saudade…

    Curtir

  8. Época boa!! a melhor loja de discos , fitas ,posters revistas nacionais e importados.
    Parabéns ao Nelsinho e todos que trabalhavam na POP ROCK DISCOS E FITAS

    Curtir

  9. Saudade da Pop Rock!!
    A melhor loja de discos de Bh, Lps nacionais e importados, revistas importadas e posters de várias bandas.

    Parabéns ao Nelsinho e todo pessoal que trabalhou nessa loja incrível

    Curtir

  10. Cara, é incrível como tantos anos depois a Pop Rock ainda mexe com a gente. Nos anos 80 consegui uns compactos 45 rpm das bandas punks paulistas, via correspondência com o Clemente, dos Inocentes. Eu morava na Av, Paraná e subi na hora pra mostrar pro pessoal. O Toninho tava lá, a gente botou o som, e tava uma merda, esquisitíssimo. Demorou um pouco até a gente perceber a rotação errada e botar Olho Seco e Cólera no talo…

    Curtir

  11. Loja incrível! Lembro que recebia meu salário de office-boy e já ia direto lá.
    Comprava botons, fivelas, camisetas, LP’s e chegava em casa ávido para ouvir e montar o novo visual! Saudades dessa época. Fiz muitos amigos ali. O Toninho sempre me atendia super bem. Lembro que numa resenha com ele, (depois de comprar um LP do The Cure, Desintegration), ele me dizer que estava num projeto de tocar bateria com uns amigos e que iriam tocar The Smiths. Sugiro ao Nelson Canaan, criar uma página no Facebook sobre a Pop Rock, para manter viva a memória dessa loja fantástica! Realmente fez parte da vida de muita gente! FORÇA SEMPRE!!!

    Curtir

  12. Eu vivi essa época,headbanger na época,gostava mais da pop rock,porque o Laranja,vocalista do Shakal trabalhava na Cogumelo e eu achava ele muito tirado!

    Curtir

  13. Saudade da Pop Rock, discos e fitas nacionais e importados em primeira mão. Tempo bom!!!
    Casa do Progressivo!! Não tem foto da loja?

    Curtir

  14. A melhor loja de todos os tempos em BH: POP ROCK. Até hoje tenho contato tanto com os caras que trabalhavam lá, quanto com os clientes. Todos se tornaram grandes amigos e fazemos parte desta maravilhosa família que é a POP ROCK.

    Curtir

  15. Lembro muito bem, comecei a frequentar a Pop Rock aos 13 anos de idade quando mudei para BH. , passava lá quase todos dias depois das aulas no IMACO, que ainda era no Parque Municipal. o Nelsinho, como era chamado, pessoa super generosa, falava com todo entusiamo dos últimos lançamentos, com direito de entrar na cabine e ele tocar esses discos pra gente ouvir. Chegou a gravar para nos uma coletânea cassete já que a gente raramente tinha grana pra comprar o disco. “a gente, era eu e a minha galera”

    Curtir

  16. Nostálgico…. Lembrança que minha mãe foi la compra um discao do BonJovi para minha irmã…. Agora esse toninho e gente fina, abria os cds e tocava para ver se era aquilo que queríamos comprar.Me lembro de uma Morena alta, linda D+++que trabalhava la….viajava nele kkkk, não me lembro o nome dela, alguém a conhece? Comprei muitos cds com ela, os iron duplos, 5 helloween beter than raw, os kepeers, Bruce acident of Bird .Se for olhar a loja encerrou suas atividades em 99…Uma pena =(….se alguém souber o nome da Morena me fala….Queria achar ela é tomar um Café….=)

    Curtir

  17. Caraca, como o tempo realmente passa absurdamente rápido!! Trabalhei na POP ROCK, DE 1993 a 1996, (mas acho que não sou a “morena ” da lembrança do André, até pq sou alta mas não morena!! kkk Poxa, melhor época da vida!!!Em 1993 a loja já não era mais do Nelson e sim do Irving Otoni, (da mesma família que os donos da COGUMELO RECORDS e da LOJA COGUMELO na Augusto de Lima, quem não se lembra?!!) Pegamos o inicinho do Grunge, mas aprendi a amar o Rock como um todo!! Ouvíamos e vendíamos de tudo, progressivo, metal…. de Jethro tull a Pearl Jam!! Agora, dia 20/04/2023, tive a indescritível emoção de ir ao Show de despedida de uma das melhores bandas de todos os tempos, Kiss, com abertura do Sepultura (infelizmente sem os Cavalera)!! Fiquei muito emocionada, me lembrei muito da loja POP ROCK – rua tupis 437 (tinha uma vinhetinha com esta chamada que tocava na rádio Terra, eu acho!). Naquele momento, tinha certeza que muitos dos nossos clientes estavam por ali…curtindo o show e lembrando dessa época!! Muito legal, BH sempre foi a cidade mais Rock and Roll, que o mundo jamais soube!!! Abraços a todos ex clientes, amigos e colegas da época!!! Ps. Um pouco do legado do Nelson ainda fazia parte do acervo da loja quando fui trabalhar lá. Ele já era uma lenda naquela época, sabia tudo sobre Rock!!

    Curtir

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑