Este ensaio é para quem tem mais de 4o anos, mas os nossos leitores mais jovens podem também se deliciar, se tiverem curiosidade e paciência.
Anos 70. Não havia mp3, internet, a TV a cores estava começando, e mesmo o rádio era AM, em sua grande maioria, apenas algumas poucas emissoras FM operavam, ainda em carater experimental. E a música pop, junto com o rock estava na sua melhor fase, com “zilhões” de novos ritmos, novas bandas, novas músicas, aparecendo ao redor do mundo.
O que fazer ? Quando ligávamos a televisão, o mais avançado que podíamos ver era a Jovem Guarda ou a Rita Pavone. As rádios tocavam um pouco de MPB (altamente censurada) e a musiquinha pop mais descartável do planeta (muitas músicas em inglês na época, trilhas de novela e filmes nacionais eram compostas e gravadas aqui mesmo por artistas nacionais). Claro que existiam os grandes lançamentos (Beatles,Rolling Stones e Cia), mas um LP (Long Playing ou vinil ou um compacto (single)) demoravam de 3 a 12meses, após seu lançamento, para chegarem, em quantidade reduzida no mercado nacional (isto quando eram lançados)
Qual a saída?
Ela veio do Rio de Janeiro. Um cara muito louco, chamado Newton Alvarenga Duarte, colecionador inveterado de músicas (tinhauma coleção que chegou a 20 mil discos ), conseguiu encaixar um programa de “lançamentos internacionais”, inicialmente na rádio Tamoio do Rio e mais tarde, já com grande repercursão, passou a ser o principal programador da Rádio Mundial AM também do Rio.
Todas as noites, após a meia-noite, com sua voz característica apresentava músicas inéditas dos Beatles e todo tipo de música onde promoveu o RB , Blues e claro, o melhor do Rock’n Roll .Seu programa era campeão de audiência, não só das noites cariocas, mas em todo o Brasil. Aqui em BH, era possível, após a meia-noite, quando a potente Rádio Inconfidência desligava sues equipamentos, escutar com muito chiado e boa vontade o Programa do Big Boy, o que eu e meu inseparável e saudoso amigo Antônio Carlos fazíamos, com frequência, ao menos nos finais de semana, para nos mantermos atualizados. Meia noite e no ar o famosoo famoso jargão :
“Aqui fala BIG BOY apresentando a Mundial é show musical ) que era patrocinado pelo VIPS motel que acho que ainda existe até hoje no Rio.” Big Boy apresentava também ao lado de Ademir (DJ da época) apresentava o Baile da Pesada ao vivo nas noites cariocas e que depois tinham suas trilhas lançadas em LPs.
Ao longo de toda sua vida profissional, Big Boy continuou ampliando sua coleção. Em diversas viagens a outros países apurou seu acervo, buscando raridades como “discos piratas” de tiragens limitadíssimas. Ao morrer havia juntado cerca de 20 mil títulos, entre LPs e compactos, na maioria importados, que abrangem diversos gêneros musicais como rock, jazz, soul music, rock progressivo, musica francesa, trilhas sonoras de filmes, orquestrais, etc. Como um todo, a discoteca Big Boy constitui-se num acervo cultural importantíssimo, pois retrata vários períodos do cenário discográfico mundial e, mais do que uma coleção, trata-se da síntese do trabalho de um profissional que ousou inovar.
Como tudo que é bom acaba cedo, morreu aos 34 anos, sufocado por um ataque de asma, num quarto de hotel em São Paulo. Fica a saudade e para nós mais velhos a gratidão por ele ter nos apresentado centenas de músicas e músicos que não teríamos como conhecer na época
LONGA VIDA BIG BOY! Para o Vitrola você é imortal
DISCOGRAFIA:
LPs onde Big Boy selecionava o repertório e gravava locuções e vinhetas que eram mixadas às faixas, recriando uma parte do repertório tocado nos Bailes da Pesada:
- Baile da Pesada” (1970);
- Big Baile” (1971);
- Baile da Cueca” (1972);
- The Big Boy Show” (1974).
Assista ao Documentário (Vale a pena):
Se você quiser ter uma amostra de alguns dos sucessos lançados por Big Boy , procure no nosso Blog parceiro Raras Músicas
o big boy festa parti da infancia de muitos
CurtirCurtir
Prezado:
Gostaria ter uma listagem das músicas alemãs que o nosso saudoso Big Boy tocava. Estou a procura de uma específica com contagem de números. Seria muito grato . Meu e-mail: cmvolcker@gmail.com. Abraços Michael
CurtirCurtir
Era um apaixonado por Beatles, tanto que lançou um vinil da era pré Ringo ! Ele diz que não era pirata, e que na Europa vendia comercialmente!
CurtirCurtir
Big Boy, foi um cara que eu amei pacas, pela sua inteligencia, pelas suas sacadas, era um genio.
CurtirCurtir
MEU AMIGO, ASSIM VOCE ME MATA. É QUE EU ACABO DE OUVIR UMA MATÉRIA SOBRE O BIG BOY E LOGO FIZ UMA BUSCA NA INTERNET: CARA, EU SALVEI ATÉ A BUSCA, ESTÁ DEMAIS. NOSSO HERÓI BIG BOY ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir