Os 50 Solos de Guitarra Mais Influentes do Rock – Parte II

#5 – Chuck Berry – Johnny B. Goode (1958)

Porque é importante:  ” A introdução desta música, talvez  seja a parte de guitarra mais importante já gravada. Seus double-stops reinaram na era pós-Elvis e seu timbre e energia ecoaram no estilo de George Harrison, Keith Richards, Eddie van Halen e Angus Young, para citar apenas uma ínfima parte dos guitarristas que copiaram esses licks.” (Guitar Player)

Les Paul Custom/Chuck Berry

#6 – Hank Marvin – Apache  (1960)

Porque é importante:  “Influenciou toda uma geração de artistas britânicos (e brasileiros), com o belíssimo eco aplicado neste hit.Ele ligou sua Stratocaster a um delay de fita Meazzi Echomatic e a um Vox AC 30 . Marvin usou, na maior parte do tempo, o captador da ponte, mas palhetava perto do braço e manuseava a alavanca para obter o timbre carcterístico” (Guitar Player)

Delay Meazzi Echomatic / Vox AC 30 / Hank Marvin e a Fender Stratocaster

#7 – Freddie King  – Hideway  (1960)

Porque é importante: “Hideway foi construída com partes extraidas de músicas de Hound Dog Taylor, Jimmy McCraklin, Robert Lockwood Jr e até de Henri Mancini. Observe como ele recicla trechos de The Walk e de Peter Gunn. Eric Clapton gravou uma versão de Hideway no álbum Blus Breakers de 1966 , de John Mayall. Freddie ou Freddy King foi tido como um dos maoires guitarristas de blues dos anos 1960-1970. ” (Guitar Payer) Por falar nisto, foi de Freddy King foi o primeiro disco de blues que eu comprei, e a partir daí me apaixonei pelo estilo.

Guitarra usada:

Gibson Les Paul com P-90

#8- James Burton  – Hello Mary Lou  (1961)

Porque é importante:  “James Burton já era um guitarrista veterano quando se tornou guitarrista da banda de Ricky Nelson. Ele foi um grande guitarrista de rock, mas também inspirou amantes da seis-cordas com seu solo estalado em Hello Mary Lou”

A guitarra:

Fender Telecaster              James Burton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: