Linha do Tempo: James Scott

 

James Sylvester Scott ( * Neosho,MI , USA February 12, 1885 –  + Kansas, August 30, 1938)

 

Mais um dos compositores americanos do ínicio do século passado que era de origem afroamericana. É tido como um dos três mais importantes compositores de ragtime, junto com Scott Joplin e Joseph Lamb. Ele é primo da cantora de blues Ada Brown.

Ele nasceu em  Neosho, Missouri, filho de ex-escravos :  James Scott Sr. e  Molly Thomas Scott. Em 1901 sua família se mudou para Carthage, também no Missouri, onde ele passou a frequentar a  Lincoln High School. Em 1902 ele começou a trabalhar na loja de música do Sr. Charles L. Dumars, inicialmente no trabalho doméstico, mas logo demonstrando músicas no piano, inclusive peças de sua autoria. A grande procura por suas músicas convenceu Dumars a imprimir a primeira das composições de Scott publicada: “A Summer Breeze”,em 1903.

Em 1906 ele se mudou para  St. Louis, Missouri,  onde Scott Joplin o apresentou ao editor John Stillwell Stark. O primeiro rag  de Scott que  publicou , “Frog Legs Rag”, se tornou um hit   e fez com que as suas músicas passassem a ser constantemente publicadas. Em 1914 Scott se mudou para  Kansas City, Missouri, onde s e casou com  Nora Johnson, professora de música e pianista de cinema mudo.

A chegada do cinema sonoro prejudicou os ganhos da família, e logo depois sua esposa faleceu, sem que tivessem um filho e a sua saúde passou a deteriorar. Ele não publicou mais nenhuma música após a aposentadoria de Stark em 1922 e veio a falecer em Kansas City, onde se encontra enterrado no  Westlawn Cemetery.

Suas composições mais conhecidas são: e “Climax Rag”, “Frog Legs Rag”, “Grace and Beauty”, “Ophelia Rag” e “The Ragtime Oriole”. (texto traduzido da Wikipedia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: