James Sylvester Scott ( * Neosho,MI , USA February 12, 1885 – + Kansas, August 30, 1938)
Mais um dos compositores americanos do ínicio do século passado que era de origem afroamericana. É tido como um dos três mais importantes compositores de ragtime, junto com Scott Joplin e Joseph Lamb. Ele é primo da cantora de blues Ada Brown.
Ele nasceu em Neosho, Missouri, filho de ex-escravos : James Scott Sr. e Molly Thomas Scott. Em 1901 sua família se mudou para Carthage, também no Missouri, onde ele passou a frequentar a Lincoln High School. Em 1902 ele começou a trabalhar na loja de música do Sr. Charles L. Dumars, inicialmente no trabalho doméstico, mas logo demonstrando músicas no piano, inclusive peças de sua autoria. A grande procura por suas músicas convenceu Dumars a imprimir a primeira das composições de Scott publicada: “A Summer Breeze”,em 1903.
Em 1906 ele se mudou para St. Louis, Missouri, onde Scott Joplin o apresentou ao editor John Stillwell Stark. O primeiro rag de Scott que publicou , “Frog Legs Rag”, se tornou um hit e fez com que as suas músicas passassem a ser constantemente publicadas. Em 1914 Scott se mudou para Kansas City, Missouri, onde s e casou com Nora Johnson, professora de música e pianista de cinema mudo.
A chegada do cinema sonoro prejudicou os ganhos da família, e logo depois sua esposa faleceu, sem que tivessem um filho e a sua saúde passou a deteriorar. Ele não publicou mais nenhuma música após a aposentadoria de Stark em 1922 e veio a falecer em Kansas City, onde se encontra enterrado no Westlawn Cemetery.
Suas composições mais conhecidas são: e “Climax Rag”, “Frog Legs Rag”, “Grace and Beauty”, “Ophelia Rag” e “The Ragtime Oriole”. (texto traduzido da Wikipedia)
Deixe um comentário