Tocou no meu IPOD


Nesta semana o tocou no meu IPOD é um pouco diferente. Como eu sempre reforço, aqui em casa temos um gosto peculiar pela música, graças a influência do meu pai. Mesmo que alguns gostos musicais tenham se diferenciado, nós sempre temos uma tendência a gostar de coisas que ninguém gosta (ou que não gostam por não conhecerem bem).

No caminho do trabalho, ouvindo meu querido shuffle, cai numa música que adoro, de um grupo não tão conhecido, o Grupo Rumo. O Grupo Rumo foi criado em 1972 por estudantes da escola de comunicação e artes da USP, liderado por ninguém mais, ninguém menos que Luiz Tatit (para aqueles que não sabem ele é aquele cara que canta aquela música do ratinho no chuveiro do Castelo Rá-Tim-Bum, sabe? e que também fez aquela propaganda da johnson’s baby do cabelo enroladinho! veja os links abaixo) e que também tinha como companheira a nossa querida Ná Ozzetti, grande cantora da MPB.

(O ratinho do castelo rá tim bum, quem não lembra?)

(e a propaganda fofa da johnson’s baby)

Bem, voltando ao assunto, no Grupo Rumo todos eram estudantes ou graduados em música, o que permitia que fizessem canções nas mais perfeitas harmonias. Mas então porque o Grupo Rumo não ficou tão famoso? É simples, por serem tão bons e tão perfeitos, harmoniosamente falando, o Rumo fazia músicas que fugiam do padrão escutados por nós, reles mortais. São músicas que falam de gente, de bicho, de arte, mas de uma maneira única.

Eu gosto tanto porque cresci ouvindo o Carnaval do Geraldo, ou então Daninha e a Pulga. São músicas excelentes para crianças, mas que são tão excelentes, que são boas para nós adultos. No começo pode soar estranho, e até parece que eles estão tocando fora do ritmo, mas não tem uma nota saindo do tom.

(Carnaval do Geraldo)

(Daninha e a Pulga)

Por mais que o Grupo Rumo tenha acabado (e é uma pena que isto aconteceu) eu acho que é nosso papel (e como nosso eu digo nós daqui de casa, e de outros amantes anônimos do Grupo Rumo) de divulgar este trabalho que é tão importante para a música popular brasileira, afinal, não é todo dia que um grupo de artistas formados em música resolvem tocar pra qualquer um ver. Minha grande tristeza é não poder vê-los ao vivo juntos!

A música que inspirou meu post não tem no youtube, chama Época de Sonho (aquela da Vera Gabi! ;)), e eu ainda recomendo outra que chama Ninguém Chora Por Você. São duas pérolas. E para fechar o post eu coloco mais uma do Luiz Tatit:

(Felicidade)

2 comentários em “Tocou no meu IPOD

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: