Música e Biologia

Quem disse que música e biologia não tem nada a ver?

Eu, como uma boa aspirante a bióloga, recentemente ando pensando muito sobre isso e descubro cada vez mais que música e biologia estão intimamente relacionados!

Quando minha irmã me chamou para escrever aqui, eu logo pensei “sobre o que eu iria escrever???”… Ai ela mesma virou e falou: “Por que você não escreve sobre música e biologia?”…. Na mesma hora lembrei de uma palestra que eu vi no I Encontro de Parasitologia da UFMG do prof. Henrique Lenzi entitulada: “Coabitologia: emergência de um novo sistema complexo entre habitante (simbionte/parasito) e entidade habitável (hospedeiro): visão de Gaia versus Medéia”.

Vocês devem estar pensando: “O que raios isso tem a ver com música meu Deus???”… Calma! Eu já vou explicar!!

Bom, coabitologia é um termo que o prof.Lenzi propõe para substituir o termo parasitologia, pois estudar um parasito isoladamente, sem estudar o seu hospedeiro e o ambiente em que vivem, é totalmente sem sentido! Tudo está interligado e todos eles interagem entre si! Então, para exemplificar a sua teoria, logo no começo da palestra ele coloca o vídeo de um ato de ballet que eu particularmente ADORO, o Don Quixote, mostrando a interação de parasito, hospedeiro e ambiente harmonicamente, sendo: o bailarino o parasito, a bailarina o hospedeiro e a música clássica o ambiente!

Vejam o vídeo abaixo, prestem atenção por esse ponto de vista e vejam como faz o maior sentido! (eu sei que o vídeo é gigantesco, mas vale a pena assistir pelo menos um pedacinho! Na verdade o exemplo só vai até o 5ºmin do vídeo, o resto são agradecimentos e os outros pas de deux individuais!)

Achei o exemplo dele brilhante, ai resolvi compartilhar com as pessoas pra tentar introduzir uma pitada de biologia para as suas vidas!

Tá vendo que música e biologia tem tudo a ver?

2 comentários em “Música e Biologia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: